Brasília Amapá |
Manaus

Para oposição, nova fase da Lava-Jato reforçará impeachment

Compartilhe

BRASÍLIA – A oposição avalia que a nova fase da Lava Jato, apelidada de Carbono 14, vai reforçar ainda mais o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, pois agrega ao rol de suspeitas envolvendo o petrolão um novo componente, o criminal. Segundo os líderes oposicionistas, as novas investigações trazem à tona um crime que nunca foi elucidado e sobre o qual pairam suspeitas, o de Celso Daniel.

— Além da esfera de crimes de corrupção temos agora a de crime de morte. Esse caso assusta não apenas o país, mas o Congresso Nacional que vai votar o impeachment da Presidentes. Assusta e motiva ainda mais os que vão votar pelo impeachment da presidente _ afirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, acrescentando:

— A Lava Jato começa a elucidar os motivos do crime e certamente vai chegar nos mandantes. É muito ruim para o país suspeitar que a organização criminosa que assaltou a Petrobras possa estar envolvida em homicídio.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), diz que as investigações anteriores não chegaram às evidências sobre a morte nunca esclarecida de Celso Daniel e que parecem ter aparecido nesta nova investigação.

— No rol de investigações envolvendo o petrolão já tínhamos enriquecimento ilícito de pessoas e financiamento ilícito de partidos. Agora vem a suspeita de eliminação de pessoas, queima de arquivo, tudo com uso de recursos da Petrobras. É uma vertente mais grave, de um fato que não é novo e apontam que a ação do governo do PT pode ir além da malversação de dinheiro público e envolver prática de crime comum — completou Agripino Maia.

O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM) avalia que a nova fase da Operação Lava Jato, que prendeu o empresário Ronan Maria Pinto, permitirá o esclarecimento da morte de Celso Daniel. Para ele, a nova fase poderá ampliar a movimentação pró-impeachment e mostrar a forma de agir do PT.

— É mais um ingrediente que volta para mostrar o modo de agir do Partido dos Trabalhadores desde quanto o PT ocupava apenas prefeituras. Por que o carbono 14,que é a datação que a ciência faz em questões antigas, nessa 27ª fase? Prenderam Ronan Maria Pinto. Vão exumar o cadáver de Celso Daniel. Estamos agora no limiar de esclarecermos aquele assassinato que foi seguido de outros assassinatos como o de Toninho, de Campinas, outro prefeito do PT assassinado — disse Pauderney.

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), diz que a nova etapa da lava Jato permitirá interligar uma série de crimes cometidos por integrantes do PT e poderá abalar de forma definitiva a estrutura do partido. Bueno sustenta que tanto o governo, quanto o PT temem os depoimentos de Ronan Maria Pinto e do ex-secretário da legenda, Silvio Pereira, presos hoje.

— O governo e o PT sabem do potencial explosivo das revelações que eles podem fazer. Estão cientes de que os depoimentos ajudariam a implodir o PT. Não é a toa que a Lava Jato investiga se o PT usou de sua estrutura de corrupção para pagar pelo silêncio de Silvinho Pereira e de Ronan — disse Bueno.

Para o líder do PPS, ao trazer à tona denúncias antigas envolvendo o PT, como a força tarefa da Lava Jato traça a linha do tempo dos crimes cometidos:

— Estão traçando a linha do tempo dos crimes de uma organização criminosa que tomou de assalto o estado brasileiro. Não é possível mais conviver com isso, a sociedade está indignada e o impeachment da presidente Dilma ganha mais força a cada dia.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7