Brasília Amapá |
Manaus

Paes exonera Fabiano Horta, o primeiro secretário do PT a sair

Compartilhe

RIO — O prefeito Eduardo Paes exonerou, nesta quarta-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, Fabiano Horta. O petista, que havia entregue a carta de demissão na terça-feira, foi o primeiro integrante do partido no primeiro escalão a deixar o governo após o rompimento da aliança entre PT e PMDB.

A sigla tem ainda outras duas secretarias na administração municipal: a de Assistência Social, ocupada pelo vice-prefeito Adilson Pires, e a de Saneamento e Recursos Hídricos, que tem Pierre Batista à frente. Na terça, o PT aprovou, em reunião do Diretório Nacional, uma indicação para que os filiados deixem os cargos na prefeitura e no governo estadual do Rio.

Também na terça, o PCdoB lançou a pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) à prefeitura do Rio. PT e PCdoB apoiariam o pré-candidato do PMDB, o secretário de Coordenação de Governo, Pedro Paulo. Ele, no entanto, reassumiu o mandato de deputado federal para votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que irritou petistas. O PT, agora, caminha para apoiar Jandira nas eleições. Os dois partidos vão entregar os cargos na administração municipal.

Fabiano Horta foi nomeado secretário no início do ano passado, em um acordo entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Paes, para abrir uma vaga na Câmara para Wadih Damous, então primeiro suplente do PT no Rio. Ex-presidente da seção do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Damou tornou-se protagonista da defesa do governo Dilma Rousseff na Câmara e, mais recentemente, esteve na linha de frente do combate ao processo de impeachment. Horta é pré-candidato à prefeitura de Maricá e vai reassumir o mandato em Brasília, no lugar de Damous.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7