Brasília Amapá |
Manaus

Pacote anticorrupção é entregue no Congresso Nacional

Compartilhe

BRASÍLIA — O documento com 2.028.263 assinaturas de apoio ao pacote de medidas contra a corrupção elaborado por representantes de entidades civis foi entregue nesta terça-feira ao Congresso Nacional. As assinaturas darão base a conversão das propostas em projetos de lei de iniciativa popular.

Depois de solenidade no auditório da Procuradoria-Geral da República, o documento com as assinaturas foi levado numa marcha até Congresso Nacional. A iniciativa do Ministério Público Federal de converter propostas de combate a corrupção em projetos de lei conta com o apoio de vários setores da sociedade. Vários atores, entre eles Cássia Kis Magro, Luana Piovani e Thiago Lacerta viajaram à Brasília só para participar da solenidade na Procuradoria-Geral.

O coordenador da Câmara de Combate à Corrupção, Nicolao Dino, responsável pela organização dos estudos que deram origem aos projetos, disse que é excepcional o número de assinaturas obtidas até o momento em defesa das propostas. Representantes de algumas entidades presentes ao evento pretendem transformar a marcha até o Congresso Nacional num ato pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, disse que desconhece os plano de alguns manifestantes. Ele afirma que o Ministério Público é neutro e que, por isso, não faria qualquer declaração sobre assuntos de natureza política. O procurador disse ainda acreditar na aprovação das medidas anticorrupção mesmo sabendo que um grande número de deputados e senadores são investigados por desvios de dinheiro público.

Segundo ele, o combate a corrupção é uma vontade popular e os parlamentares saberão entender a urgência das medidas. O pacote, enviado ao Congresso ano passado, prevê a classificação de corrupção em crime hediondo, classificação como crime o enriquecimento ilícito, tipificação de caixa dois como crime e até o fechamento de partidos envolvidos em corrupção de forma sistemática.

No decorrer da solenidade, quando teve a presença anunciada no palco, Deltan foi tratado como herói. A platéia se levantou e passou a gritar : Deltan, Deltan, Deltan. Um homem na platéia gritou: “patriota” .


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7