Brasília Amapá |
Manaus

No Rio, blocos de carnaval fazem ato contra o impeachment

Compartilhe

RIO – Dezenas de blocos que desfilam no carnaval de rua do Rio promoveram no fim da tarde deste sábado uma manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff na Cinelândia, Centro do Rio. Por volta das 18h, cerca de 600 pessoas ocupavam parte da praça e a escadaria da Câmara dos Vereadores do Rio, entoando palavras de ordem como “Não vai ter golpe” nos intervalos da roda de samba.

Segundo os organizadores do movimento “Carnaval pela Democracia”, 37 blocos do carnaval carioca assinaram o manifesto contra a deposição de Dilma. Entre os blocos presentes na Cinelândia estavam o Escravos da Mauá, o Bloco de Segunda, a Orquestra Voadora, o Imprensa Que Eu Gamo, o Céu na Terra, o Bloco das Carmelitas, Meu Bem Volto Já e Terreirada Cearense, entre outros. O bloco gastronômico Põe na Quentinha distribuía sanduíches de mortadela aos presentes.

Neste domingo, os maiores atos contra o impeachment de Dilma no Rio acontecerão na Praia de Copacabana, de manhã, e na Lapa, a partir da tarde e até o fim da votação na Câmara dos Deputados.

— Passamos os últimos anos criticando o governo da Dilma, mas neste momento a questão é maior. É preciso barrar este golpe promovido pelos próprios partidos aos quais o PT erradamente se aliou, com ajuda da mídia e preservar a democracia. Depois, voltar a fazer crítica de esquerda ao governo — disse o músico Lucas Ramos, do bloco Ocupa Carnaval, signatário do manifesto.

A professora Letícia Andrade citou a preocupação com a votação na Câmara:

— É uma sensação de impotência saber que os deputados estão decidindo sem se preocupar com o mérito da acusação e pensando em vantagens pessoais. O que podemos fazer é a defesa da democracia na rua. Não é possível que se derrube uma presidente sem prova de que cometeu crime.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7