Brasília Amapá |
Manaus

Nas redes sociais, guerra ou disputa de ideias?

Compartilhe

RIO — Seja nos 140 caracteres do Twitter, ou no “textão” do Facebook, é difícil encontrar quem não tenha entrado (e se irritado) nos últimos tempos com uma discussão política nas redes sociais. A velocidade dos fatos parece só botar mais lenha na fogueira: as idas e vindas de Lula como ministro, o eterno processo de cassação de Eduardo Cunha e, mais do que nunca, o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para postar, ou melhor, para analisar esse quadro, o GLOBO ouviu personalidades que carregam milhares de seguidores. Elas se dividem entre a desilusão com a agressividade dos debates e a esperança na troca de ideias. Já brigaram, já bloquearam. Mas seguem teclando.

— As redes sociais são a grande democratização da informação, mas também do ódio. Hoje em dia, procuro levar as coisas mais no bom humor. Quando extrapola, bloqueio. Se eu responder, entrar na provocação, a pessoa acaba saindo do anonimato — comenta o escritor Marcelo Rubens Paiva, que, apesar de não ser petista, se posiciona contra o impeachment: — Tenho percebido mais pessoas nessa linha, principalmente depois dos últimos abusos do (juiz Sérgio) Moro.

Ativo nas manifestações contra o governo, o humorista Marcelo Madureira, com 100 mil curtidas em sua página no Facebook, conta que tem evitado a discussão política com os amigos petistas mais próximos. Ele diz que, na internet, não quer levar a “discussão para a arquibancada”.

— Procuro combater através das minhas ideias. Uso fundamentos. Quando a pessoa começa a me xingar, não levo em consideração. Política é civilização — afirma Madureira, que lembra um episódio recente que o entristeceu: — Fui muito aplaudido quando cheguei num restaurante em Belo Horizonte e fiquei inicialmente feliz pelo gesto de reconhecimento das pessoas. Mas, logo em seguida, vi um tumulto: era um grupo que saiu da manifestação pró-governo, queria entrar para jantar e foi impedido pelos clientes que estavam lá dentro. Isso me preocupa muito.

Com quase 2,3 milhões de curtidas em sua página no Facebook, o músico Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, que se posicionou contra o impeachment, acumula fãs, mas também inimigos. Ele acredita que consegue tirar debates produtivos das redes, mas admite que há uma parcela considerável que é intransigente e não procura estabelecer um diálogo com argumentos:

— Infelizmente, essa rachadura atingiu também pessoas próximas que considerava amigos. É uma onda insuportável de intolerância e falta de boa vontade para perceber que a democracia permite discordâncias. À medida que a crise política vai se agravando, os nervos de todos ficam à flor da pele, e o cenário se torna cada vez pior. Existe uma dicotomia que beira a infantilidade, ignorando a complexidade da diversidade política institucional, e tudo fica parecendo disputa de time de futebol.

Também músico, mas a favor do impeachment, o vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, é mais direto ao criticar o outro lado da trincheira:

— Todo esse ódio foi criado justamente pelos petistas com seus métodos sujos. O Twitter era outro ambiente completamente diferente. É impossível ter tolerância com alguém que não respeita as regras de convivência. Ou você ignora essa gente ou parte para a ignorância. Não existe a via da lógica. E eles sabem disso. Sabem que a educação, tanto a formal como a de costumes, nos impede de sermos brutamontes ignorantes como o pessoal da CUT, do MST…

Se é motivo para postagens de lado a lado, a discussão política na internet também tem servido de inspiração para críticas bem-humoradas às disputas. O tema vem sendo bastante explorado pelo cartunista e colunista de Esportes do GLOBO Arnaldo Branco, que já comparou até um morno Fla X Flu em Brasília com as acaloradas brigas de contras e a favor do governo.

— Perdi a fé sobre a efetividade dessa discussão na internet. Fica uma esgrima de argumentos que só tem a ver com a sua opinião ganhar. Nessas horas, prefiro o Twitter, pois ao menos lá ninguém escreve “textão”. O clima está tão louco que até quando posto foto de comida no Instagram as pessoas reclamam — comenta Branco, que tem cerca de 12 mil curtidas em sua página no Facebook.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7