Brasília Amapá |
Manaus

Morre o criminalista paulista Arnaldo Malheiros Filho

Compartilhe

SÃO PAULO — O criminalista Arnaldo Malheiros Filho, que defendia o pecuarista José Carlos Bumlai, morreu nesta terça-feira em São Paulo em em decorrência de complicações de um transplante de fígado.

Malheiros, de 65 anos, estava internato há um mês no Hospital Sírio Libanês, onde passou por dois transplantes de fígado. De acordo com colegas, na última sexta-feira o advogado passou por uma nova intervenção cirúrgica devido a complicações do segundo transplante.

No último contato com equipe de reportagem do GLOBO, no dia 3 de maio, o advogado disse: “Estou na UTI, depois de bruta cirurgia, mas agora dizem que resolve de vez. Veremos, como diziam os cegos e nunca viram… Sinto-me bem, contudo”.

Formado na Faculdade de Direito da USP, o criminalista esteve a frente das defesas de réus em dois dos maiores casos de corrupção do Brasil. Durante o mensalão, Malheiros defendeu o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Já na Lava-Jato, ele estava a frente do time de advogados que atuam em prol de Bumlai.

Malheiros teve outros clientes como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello, o deputado Paulo Maluf , o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, além dos ex-governadores paulista Franco Montoro e Orestes Quércia.

Colegas de profissão lamentaram a morte do advogado. O criminalista Alberto Toron, que também atuou na Lava-Jato, disse que Malheiros era um homem de rara inteligência:

— Era um homem de rara inteligência, humor finíssimo e uma conversa dessas que a gente nunca esquece. Ele sempre tinha casos para contar, histórias antigas e novas, das quais seus clientes e a advocacia vão ficar privados — afirmou o criminalista.

Celso Vilardi, que atuou ao lado de Malheiros na defesa de Delúbio, disse que a “defesa das garantias sofre um novo abalo”.

O criminalista deixa mulher, Maria Alice, um casal de filhos e um neto. A família ainda não decidiu sobre velório e enterro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7