Brasília Amapá |
Manaus

Moro libera a Lula acesso à investigação sobre palestras

Compartilhe

CURITIBA — A Justiça Federal autorizou nesta quarta-feira acesso aos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois processos que investigam o petista e estão relacionados a doações ao Instituto Lula e a pagamentos feitos à empresa de palestra dele, a LILS. O Ministério Público Federal investiga se os eventos para os quais pagamentos foram feitos a Lula aconteceram. As empresas que contrataram palestras foram notificadas a apresentar comprovantes da realização das palestras.

Os advogados pediram ainda, segundo o site G1, uma certdão com “todos os processos, procedimentos ou incidentes vinculados ao presente feito ou não, em regime de sigilo ou não”, que envolvam o nome de Lula, “em nome do Princípio da Ampla Defesa”.

De acordo com Moro, a decisão que liberou o acesso serve como a certidão requerida. Ele ainda autorizou que, caso seja pedido, o acesso também pode ser liberado para advogados que representam outros investigados.

O Ministério Público Federal afirma que as empresas beneficiadas por fraudes na Petrobras foram também as que mais doaram ao instituto ou pagaram por palestras desde 2011, quando Lula deixou a presidência.

A OAS fez reformas e comprou móveis para o tríplex do edifício Solaris, no Guarujá. O sítio de Atibaia (SP) passou por reformas feitas por José Carlos Bumlai, OAS e Odebrecht. Para o MPF, há indícios de que o dinheiro pode ter saído de fraudes. Os dois imóveis estão em nome de terceiros, mas os investigadores afirmam que o verdadeiro proprietário pode ser o ex-presidente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7