Brasília Amapá |
Manaus

Moro faz bom trabalho, mas não está transformando o Brasil sozinho, diz Toffoli

Compartilhe

WASHINGTON — O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na manhã desta quarta-feira, em um debate no “Brazil Institute” do Wilson Center, que vê a maior parte da Operação “Lava-Jato” fazendo um bom trabalho. Quando foi questionado sobre sua opinião sobre o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato em Curitiba, Toffoli repetiu sua avaliação e disse que ele tem feito um “bom trabalho”, mas que não é o único responsável pela “transformação do Brasil”:

— Não é um juiz sozinho que está mudando a história do Brasil, quem está mudando a história do Brasil é a sociedade civil — disse ele.

O ministro lembrou que a Lava-Jato só conseguiu os resultados obtidos até aqui por causa de uma série de leis – aprovadas inclusive pelos políticos que hoje são investigados – como a que permitiu a delação premiada. Ele ainda lembrou que esta situação começou com as mudanças promovidas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a Lei de Responsabilidade Fiscal, a busca por transparência e a liberdade para que o Ministério Público elega o Procurador-Geral da República.

— E obviamente há o caso do Mensalão, que ao condenar grandes nomes da política e do empresariado deu força para o Poder Judiciário — disse ele.

Toffoli ainda defendeu os habeas corpus que alguns ministros do Supremo tem dado na Lava-Jato informando que isso faz parte da normalidade do processo legal. O ministro ainda defendeu uma reforma legal para acabar com o “presidencialismo de coalizão”, indicando que o melhor para o país seria adotar o sistema de voto distrital para a Câmara dos Deputados, e não o sistema proprocional que funciona no país.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7