Brasília Amapá |
Manaus

Moro deve desculpas a Lula e Dilma, diz Gilberto Carvalho

Compartilhe

BRASÍLIA — O ex-ministro Gilberto Carvalho, um dos mais próximos aliados do ex-presidente Lula, disse, nesta quarta-feira, que o pedido de desculpas do juiz Sérgio Moro ao Supremo Tribunal Federal (STF) — depois da polêmica que provocou ao divulgar diálogos de Lula gravados por escutas da Polícia Federal — é “nobre”, mas não resolve o problema. Para Carvalho, o juiz, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato, deve um pedido de desculpas ao ex-presidente e à presidente Dilma Rousseff (PT), porque “tumultuou a cena política”.

— O juiz Moro ter reconhecido o erro é muito importante, mas esperamos que o Supremo aja de maneira a coibir todos os erros. O juiz Moro deve desculpas não ao Supremo, mas a Dilma, ao Lula e ao povo brasileiro, porque ele tumultuou a cena política. Pedido de desculpas é nobre, mas não pode ficar só nisso. Esperamos com isso que a Justiça volte para o leito dela, o da normalidade e imparcialidade — afirmou o ex-ministro.

Em documento enviado na terça-feira ao STF, Sérgio Moro pediu desculpas três vezes pelo ocorrido. Por outro lado, aproveitou a oportunidade para dizer também que vários dos telefonemas interceptados mostram tentativas de Lula em obstruir as investigações contra ele no âmbito da Lava-Jato.

“Jamais foi a intenção desse julgador, ao proferir a aludida decisão de 16/03, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal”, escreveu o juiz.

A divulgação do áudio, em especial o que sugeria que Dilma decidiu nomear Lula ministro da Casa Civil para que pudesse evitar eventual prisão e passar a ter foro privilegiado, esquentou a crise política. A conversa se tornou pública no dia em que houve confirmação da escolha de Lula para ser ministro, decisão que foi anulada posteriormente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7