Brasília Amapá |
Manaus

Moro critica falta de punição no Congresso a parlamentares corruptos

Compartilhe

CURITIBA – O juiz Sergio Moro afirmou nesta quinta-feira que o Brasil precisa fortalecer suas instituições e criticou o Congresso pela não aprovação de leis anticorrupção nos dois últimos anos, após a Lava-Jato ter revelado o quadro de corrupção sistêmica no país.

— Esse quadro me espanta, e qual foram as iniciativas legislativas nos últimos dois anos? Estamos vendo iniciativas para tolher. Esperamos que o Congresso corte na própria carne e tire esses parlamentares e não vemos isso acontecer — disse Moro, referindo-se a parlamentares acusados de corrupção na Lava-Jato.

O juiz afirmou que já há, por exemplo, iniciativas para derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que antecipou o início do cumprimento de penas para quando a sentença do juiz do primeiro grau é confirmada em segunda instância pelos tribunais regionais. Moro citou o esforço do Ministério Público Federal para obter as assinaturas necessárias para apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular com medidas anticorrupção, após a campanha 10 medidas anticorrupção.

— Nossa democracia é que vai dizer até onde vamos chegar — afirmou o juiz, durante o 2º Fórum Transparência e Competitividade realizado pela Federação Das Indústrias do Paraná (Fiep).

Moro afirmou que seu papel é decidir com base nas provas e que há movimentações “que querem prevenir este resultado”.

— Temos ataques às investigaçōes todos os dias. Vejo todos os dias que sou ligado a um partido politico, que minha esposa trabalha para um partido político. Nunca ninguém foi ligado a partido algum. Fico surpreso e evidentemente as pessoas que dizem isso têm seus interesses.

Aplaudido calorosamente por uma plateia de 3 mil pessoas, Sergio Moro voltou a pedir a todos que participarão das manifestações, a favor e contra o governo, que façam tudo sem violência, com calma, sem radicalismo e com serenidade.

— Numa democracia, não existe nós e eles, existe nós. A democracia somos nós, ainda que tenham opiniões divergentes — disse Moro, afirmando que sente-se na obrigação de se manifestar contra a violência por ser “uma voz ouvida neste momento”.

Moro disse que o povo brasileiro, “muitas vezes é estereotipado, conhecido lá fora como simpático, amável e tolerante”, neste momento de angústia e reclamações, é importante que se manifeste sem discurso de ódio e violência.

Ele voltou a comparar a Operação Lava-Jato com a Operação Mãos Limpas, onde um empresário chegou a dizer que pagava propina porque “papai pagava”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7