MEC fará exame que será critério para formatura de alunos de medicina

RIO— O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira que pretende realizar em agosto o primeiro exame da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). A prova será aplicada semestralmente, em turmas do 2º,4º e 6º ano e a aprovação no último ano será uma condição para que o aluno possa se formar e ingressar na residência médica.

A intenção é que o exame avalie a qualidade do ensino das faculdades de Medicina do país. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, que fez o anúncio em coletiva nesta sexta-feira, o aluno que tiver pontuação abaixo da nota de corte no exame do 6º ano será reprovado e não poderá receber o diploma e entrar na residência. Em caso de reprovação, o aluno deverá refazer a prova.

— Será condição essencial para entrada na residência médica. A cada dois anos vamos ter avaliação do progresso do aluno e das instituições. Será um exame condicionante à sua formação, uma avaliação muito mais completa— declarou o ministro, acrescentando que a prova é importante para avaliar condições “mínimas e essenciais” para que um aluno possa se formar.

A prova será confeccionada pelo Inep e uma banca definirá a nota de corte a cada edição. O exame terá duas frentes: uma prova escrita e uma avaliação de habilidades.

ver mais notícias