Brasília Amapá |
Manaus

Marcelo Odebrecht comandava diretamente a propina, diz MPF

Compartilhe

CURITIBA e SÃO PAULO. Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, a Força-Tarefa da Lava-Jato definiu que havia uma “contabilidade paralela” dentro da Odebrecht para pagar propina e afirmou que Marcelo Odebtecht tinha participação ativa no esquema. A corrupção continuou mesmo após a prisão do empresário.

A 26ª fase da Operação Lava-Jato foi batizada de Xepa e teve como alvo a Odebrecht. Foram realizados 67 mandados de busca, 28 de condução coercitiva (onde a pessoa é chamada para prestar depoimento), 11 de prisão temporária, 4 de preventiva e vários mandados de busca, com prisões ou não.

Os investigadores da Polícia Federal e o Ministério Público Federal chegaram às conclusões apresentadas nesta fase após as apreensão de documentos na 23ª fase, que prendeu o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Monica Moura.

O alvo central são operações relacionadas ao Grupo Odebrecht.

O que se descobriu, por meio da análise de planilhas e emails, é que “a Odebrecht tinha funcionários unicamente voltados para essa pratica ilícita. E o faziam em quantidades expressivas”, disse Laura Gonçalves Tessler , procuradora da República, afirmando ter detectado uma transação em espécie de R$ 9 milhões “de um dia para o outro”. Além disso, detectou-se pagamentos também no exterior, envolvendo diretorias da Odebrecht em países como Argentina e Angola.

— Existia uma estrutura profissional de pagamento de propina dentro da Odebrecht — disse Laura. — Havia envolvimento direto do Marcelo Odebrecht no pagamento de propina. Com iniciais e tudo, na mesma tabela. O que deixa bastante evidente de Marcelo Odebrecht não só tinha conhecimento como comandava a sistemática de pagamento de propina.

Foram apuradas práticas ilícitas até novembro de 2015.

— Para nos é assustador, mesmo depois da prisão ele operava o pagamento de propina em detrimento do poder público — disse a procuradora.

Carlos Fernando dos Santos Lima, do MPF, disse que a nova investigação “descobriu um setor próprio de propina paralela” dentro da Odebrecht no Brasil e no exterior.

— Existia um sistema de controle desses pagamentos, com distribuição de alçadas dentro da empresa. Envolve setores de óleo e gás, infraestrutura, estádio de futebol, diversas áreas são investigadas (…) Ficou claro que ela tinha um setor para pagamentos de propina.

*especial para O GLOBO


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7