Brasília Amapá |
Manaus

Maranhão quer fazer ‘teste drive’ no comando de votações na Câmara

Compartilhe

BRASÍLIA — O presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), deve presidir a sessão de votações desta quarta-feira. A previsão é votar hoje o segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) de Desvinculação das Receitas da União (DRU) e o requerimento de urgência do projeto que trata da lei de responsabilidade dos fundos de pensão. Duas matérias polêmicas. O PT e os partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff prometem obstruir.

A informação que Maranhão decidiu exercer plenamente sua interinidade da presidência da Casa foi repassada aos líderes pelo 2º vice-presidente, Fernando Giacobo (PR-PR).

— Acabei de receber informação do Giacobo que o Maranhão vai estrear na presidência da sessão de votação hoje. Vai ser um espécie de teste drive dele. Nós vamos pressionar — disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara confirmou a intenção de Maranhão em comandar as votações. Maranhão, desde que assumiu a interinidade, presidiu duas sessões na Casa, mas em nenhuma houve votações. A primeira delas, foi no dia seguinte do afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência, em que ele apenas abriu a sessão e fechou gerando protesto. Na segunda vez, ele abriu a sessão mas foi alvo de vários discursos críticos e a sessão foi encerrada aos gritos de “fora,fora, fora'”.

Desde então, o interino aceitou que outros deputados presidissem as votações, solução pela qual foi apelidado de “Rainha da Inglaterra”. Ele tem comandado reuniões de líderes. Na semana passada, Maranhão estava fora do país em missão oficial, representando a Câmara em evento sobre transparência no Chile.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7