Brasília Amapá |
Manaus

‘Mãe Dinah’: Rodrigo Maia previu a queda de Dilma Rousseff

Compartilhe

RIO – ‘Se a Presidenta Dilma não cair agora, vai cair em março. É isso o que eu estou tentando dizer para V.Exa. Por isso, eu gostaria que V.Exa. olhasse nos meus olhos. Acho que fui um dos poucos, da oposição, que acreditou em V.Exa.”

O relógio da Comissão Especial da Câmara marcava 15h58m do dia 14 de outubro de 2015, quando o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) proferiu essas palavras, em aparte ao depoimento do então ministro da Fazenda Joaquim Levy, que não estava prestando atenção na sua intervenção. Imediatamente, o deputado Chico D’ângelo (PT RJ), presente à sessão, gritou em direção ao adversário:

— Mãe Dinah! Mãe Dinah! — numa alusão à famosa vidente que previa os destinos de políticos e artistas, mas não previu o seu próprio, ao ser derrotada fragorosamente na disputa por uma cadeira de vereadora na Câmara Municipal de São Paulo.

O plenário caiu em gargalhadas. E Rodrigo reagiu:

— Vossa Excelência, deputado Chico D’Ângelo, não perde por esperar.

Agora, sete meses depois, dois de atraso, a profecia do deputado dos Democratas se concretiza. Durante esse período, desde que a coluna do Moreno registrou esse incidente, Rodrigo Maia amargou a gozação de seus pares e até da família. Se antes zangava, hoje não mais se incomoda com o apelido de “Mãe Dinah”.

Naquela tarde de outubro, Rodrigo estava chateado porque sua intervenção era em defesa do então ministro da Fazenda, mas Levy, já preocupado com sua saída, o que aconteceria dois meses depois, parecia alheio aos elogios do oposicionista, que se dizia também um dos responsáveis pela aprovação do ajuste fiscal do ministro, responsável pela sua queda, já que o PT, diante de uma presidente já enfraquecida pela crise, ameaçou abandoná-la.

A ameaça, diga-se de passagem, persistiu depois com Nelson Barbosa, sucessor de Levy, durante os três primeiros meses deste ano, e só cessou quando o PMDB começou a preparar seu desembarque do governo. O deputado continuou a ser chamado de vidente até dentro de casa, pelo sogro Moreira Franco, sob os protestos da mulher do deputado, Patrícia, e da de Moreira, Clara, sogra de “Mãe Dinah”, digo, Rodrigo Maia.

De tanto ouvir o padrasto chamar seu marido pelo apelido, a recatada, mas não do lar, Patrícia Maia, empresária de moda, não conseguindo falar com Rodrigo em Brasília, apelou para o padastro:

— Moreira, você tem notícias da “Mãe Dinah”?

Daquele dia em diante, e, principalmente agora, só falta o deputado comprar uma bola de cristal e montar uma tenda no Congresso.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7