Brasília Amapá |
Manaus

Lula divulga relatório sobre palestras

Compartilhe

SÃO PAULO. Em meio a suspeitas levantadas pela Operação Lava-Jato, o ex-presidente Lula divulgou nesta terça-feira um relatório com todas palestras que realizou entre 2011 e 2015. Num caderno de 28 páginas, são listadas cada uma das apresentações, com a data, local, o nome da empresa contratante, uma foto ou notícia sobre o evento e um breve resumo sobre o tema abordado. Em algumas, há ainda o link do vídeo da palestra no Youtube.

Na introdução do relatório, é explicado que, ao sair das Presidência da República, Lula criou a empresa Lils para “administrar os convites que começou a receber” e que convidou “Paulo Okamotto, amigo desde os anos 1970”, para ser sócio. Diz ainda que adotou como valor de referência o equivalente em reais a US$ 200 mil. Relata também que a receita obtida pela Lils serve para custear as despesas pessoas e as atividades políticas do ex-presidente.

Também acrescenta que o relatório é um resumo das informações prestadas à Receita Federal, que havia encaminhado ofício à Lils em outubro de 2015 solicitando a descrição de todas as palestras realizadas.

Das 72 palestras dadas por Lula entre 2011 e 2015, 26 foram contratadas por empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato. A Polícia Federa investiga se as palestras do ex-presidente foram usadas para disfarçar o recebimento de vantagens indevidas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7