Brasília Amapá |
Manaus

Lula decide assumir Casa Civil e passa a ter foro privilegiado

Compartilhe

BRASÍLIA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ser ministro da Casa Civil e ocupará a vaga de Jaques Wagner. Com a entrada no governo, Lula passa a ter foro privilegiado. Com isso, ele será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro.

Foram quase três horas de reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, para discutir a nomeação. A informação não foi confirmada formalmente pelo Planalto mas integrantes do governo confirmam a informação extraoficialmente.

Jaques Wagner deixa a pasta para dar lugar a Lula e assumirá a chefia de gabinete da presidente Dilma.

Lula apresentou condições à sucessora para assumir a pasta. A principal delas, uma guinada na política econômica. Ao assumir, ele quer que o governo coloque de pé num prazo de 30 dias um pacote de medidas emergenciais.

Outro objetivo do petista, ao assumir o cargo, é tentar barrar o impeachment de Dilma no Congresso. Ele já havia começado a se movimentar, buscando especialmente o apoio do PMDB.

Ontem antes de começar a debater com a presidente sua nomeação, Lula telefonou para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para saber o ambiente no partido e se sua entrada para o governo melhoraria a relação com a base e com o PMDB. Renan disse que sim e eles deverão se encontrar ainda nesta tarde, depois da oficialização de Lula na Casa Civil.

Edinho Silva (Comunicação Social) também poderá trocar de ministério, segundo fontes que têm participado das negociações. Outra mudança pode ser a saída de AlexandreTombini do Banco Central.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7