Brasília Amapá |
Manaus

Lula critica Temer por governar como se afastamento de Dilma fosse definitivo

Compartilhe

SÃO PAULO — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, em entrevista à Telesur, rede de televisões estatais de países da América, o presidente interino Michel Temer por governar o país como se o afastamento de Dilma Rousseff já fosse definitivo.

— Um governo que deveria ser um governo interino começa a agir como se fosse um definitivo. O novo governo já está mudando tudo — disse Lula, em entrevista gravada na quinta-feira.

 

O ex-presidente afirmou que Temer está contrariando a decisão do Senado porque a autorização era para governar de forma provisória.

— O novo governo está dando um golpe nos senadores. O presidente Temer é apenas interino. A impressão que ele passa para a sociedade é que o senadores já votaram o impeachment e que a Dilma não pode voltar mais.

Na avaliação de Lula, ainda é possível reverter o afastamento na votação final do impeachment no Senado.

— A Dilma precisa mudar a cabeça de seis senadores. Não é uma missão impossível.

Para o petista, há senadores que já estão “arrependidos com o que Temer está fazendo no governo”, mas caberá a própria Dilma reverter a posição deles.

— A Dilma vai ter que sentar com cada senador e dizer o que vai se voltar à Presidência. Não pode voltara para governar do jeito que a gente vinha governando.

Lula ainda criticou medidas do governo Temer, como o cancelamento da contratação de 11.250 moradias do programa Minha Casa Minha Vida e a reação do Ministério das Relações Exteriores aos países da América Latina que criticaram o processo de impeachment.

— Foi um equívoco histórico e eles pagarão o preço — disse o petista, sobre o cancelamento das contratações do Minha Casa Minha Vida.

Em relação à política internacional, Lula acredita que o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, mostrou em sua posse que dará mais peso aos Estados Unidos do que a outros países.

— O Brasil está voltando àquela ideia que o Chico Buarque falou num comício da Dilma (em 2014). O Brasil está voltando a falar fino com os Estados Unidos e a falar grosso com a Bolívia.

Segundo o ex-presidente, o país não pode priorizar apenas as questões econômicas nas relações exteriores.

— O discurso feito pelo ministro José Serra é um discurso da elite brasileira, equivocado, de quem não gosta de pobre, de quem não gosta de negro, de quem não gosta de tratar os do andar de baixo em igualdade de condições. É uma visão eminentemente economicista da política internacional.

Lula retomou na quinta-feira as atividades públicas depois do afastamento de Dilma. Além da Telesur, ele também deu entrevista à Russian Today e à TVE, da Espanha, Espanha.

Ao canal espanhol, o ex-presidente falou sobre o seu abatimento na cerimônia em que Dilma deixou o Planalto, na semana passada:

— Foi um dia muito triste para mim. Não estava confortável. Se dependesse de mim, não teria ido lá. Fui por solidariedade à presidente Dilma para não deixar ela sozinha naquele momento.

Nesta sexta-feira pela manhã, Lula participou de uma reunião da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. No encontro, ele voltou a acusar o governo Temer de dar um golpe no Senado.

— Não foi o impeachment que o Senado decidiu, eles não podem dar de barato que já venceram. Porque é como se a Dilma estivesse viajando, ela está afastada, mas é a presidente. Bastam seis senadores para que o impeachment não passe. E se a Dilma volta daqui um mês, vai ter de desfazer tudo que eles fizeram? — indagou no encontro com os metalúrgicos.

O ex-presidente também reconheceu que o PT errou no governo por ter priorizado atingir os resultados econômicos e não a formação política dos trabalhadores.

— Quando a gente só pensa no resultado, e não na política, você não faz muita diferença entre os candidatos, os governos. A extrema esquerda e a extrema direita podem levantar um monte de viadutos, do mesmo jeito. O que faz diferença são as relações que você estabelece com a sociedade organizada do país.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7