Brasília Amapá |
Manaus

Lindbergh diz que doação da Andrade Gutierrez para o PSDB não veio da sacristia

Compartilhe

BRASÍLIA — Disposto a “marcar em cima” o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), como prometera em conversa interceptada pela Operação Lava-Lato com o ex-presidente Lula, o senador Lindbergh Faria (PT-RJ) protestou, nesta quinta-feira, contra o fato de a delação premiada dos diretores da Andrade Gutierrez não incluir as doações aos tucanos como fruto de propina, como fizeram com as doações da presidente Dilma Rousseff.

— Porque o Ministério Público não questionou as contribuições para os tucanos? Então, a doação legal para o PT é fruto de propina e a do PSDB veio de uma sacristia? — protestou Lindbergh Faria, repetindo declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2015.

Ao relembrar o grampo com Lula nesta quinta-feira, Lindbergh disse que o ex-presidente havia alertado que se a delação da Andrade Gutierrez não citasse o PSDB e Aécio, seria “uma farsa”.

— Lembra da minha conversa com Lula? Ela já dizia que seria uma farsa. E se confirmou. Vamos para cima — disse Lindbergh.

Na conversa interceptada no dia 2 de março, Lula e Lindbergh combinam de articular uma reação caso as delações da Andrade Gutierrez não fizessem menção ao PSDB. Veja transcrição da conversa abaixo.

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE) mostrou estranheza que uma mesma empresa tenha doado dinheiro limpo para o PSDB e de propina para Dilma. Costa disse que não consegue entender que doações de campanha legais de uma empresa possam corresponder a propina e que, se forem criminalizar as doações oficiais, nenhum candidato de 2014 terá a mínima condição de ter suas contas aprovadas.

— Essa empresa contribuiu mais para os candidatos de oposição do que para a candidatura de Dilma Rousseff. Tem que provar que o recurso dado ao apoio da campanha da presidente veio com o conhecimento dela de propinas — disse Humberto Costa, completando:

— Entendo que não é correto, é inadequado fazer qualquer tipo de acusação para as doações oficiais. Cada empresa tem uma conta para receber o dinheiro da propina e doar para alguns candidatos e uma outra que são de recursos legais e que ela escolhe dar para uns candidatos que ela considera que devam ter esse apoio.

Outros petistas protestaram nas redes sociais.

“Andrade Gutierrez fez contribuições legais de campanha e diz que são fruto de corrupção. Não há como saber da origem da contribuição”, escreveu o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), em seu Twitter.

TRECHO DA CONVERSA ENTRE LULA E LINDBERGH

Lindbergh: Olha presidente! Nós vamos ficar em cima do Aécio!

Lula : Uhum.

Lindbergh: Já estava um pouco em cima, agora vou ficar marcando ele em cima.

Lula: Olha, eu vou contar uma história para você. Se a Andrade Gutierrez, no depoimento deles, na delação da Andrade Gutierrez… Eu estou falando nesse telefone porque quero ver se a Polícia Federal está gravando… (risadas) Quero ver se está grampeado. Se a Polícia Federal e o Ministério Público, na delação da Andrade Gutierrez, não aparecer o PSDB nem o Aécio, qualquer brasileiro pode dizer que a delação é uma farsa, uma mentira.

Linbergh: Deixa eu te contar sobre Aécio! Sabe aquela história da Cemig com a Andrade Gutierrez, é o maior escândalo do Aécio. A relação da Cemig com o Aécio é umbilical.

Lula: Eu sei!

Linbergh: Então.

Lula: Se a Andrade Gutierrez não acusar o PSDB nessa delação deles, é porque é uma farsa!

Lindbergh: No dia que sair essa delação eu vou com esse discurso! Se não sair eu vou para cima.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7