Brasília Amapá |
Manaus

Laudo da PF identifica pagamentos da Andrade Gutierrez para Lula

Compartilhe

SÃO PAULO. A Polícia Federal (PF) anexou nesta segunfa-feira a inquérito que apura crimes cometidos pela empreiteira Andrade Gutierrez laudo com detalhamento sobre a movimentação financeira da empresa.

O laudo mostra que os pagamentos de R$ 3,6 milhões feitos por palestras do ex-presidente Lula e doações ao instituto que leva o nome do ex-presidente, entre 2011 e 2014, foram realizados por meio de uma conta contábil identificada como “overhead”.

Segundo a PF, trata-se de conta utilizada para registro das taxas de “administração central” dos empreendimentos tocadas pela construtora, que em geral é embutida em orçamentos de obras. O laudo não aponta qualquer irregularidade no uso da conta pela empreiteira.

Pela conta “overhead” passaram R$ 140 milhões doados a partidos políticos, os valores pagos a Lula, pagamentos a fornecedores da empreiteira e também a empresas investigadas por lavagem de dinheiro de propina na Lava-Jato, como firmas ligadas aos operadores financeiros Adir Assad, Fernando “Baiano” Soares, Mário Goes e Julio Gerin Camargo.

“Cumpre destacar que recursos destinados à LILS (empresa de palestras de Lula) transitaram pela conta contábil ‘overhead’ e realizaram percurso similar ao de empresas que estão sendo investigadas no âmbito da Operação Lava Jato pela prática de lavagem de capitais e/ou pelo recebimento dissimulado de recursos”, escreveram os peritos Daniel Paiva Scarparo, Audrey Jones de Souza e Ivan Roberto Ferreira Pinto.

Por meio de nota, os advogados de Lula Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins disseram que “o laudo apresentado não tem consistência técnica” e “trabalha com ilações”. Para eles, a divulgação “é reprovável na atividade policial ou em qualquer ato de persecução do Estado, que não pode expor gratuitamente a honra e a imagem de seus jurisdicionados”, escreveram.

“Está clara a utilização do aparato do Estado por alguns agentes com o intuito de perseguir o ex-presidente Lula e macular a sua história e a sua luta pelos brasileiros”, escreveram na nota.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7