Brasília Amapá |
Manaus

Líderes de oito partidos se manifestam contra decisão de afastar Cunha

Compartilhe

BRASÍLIA — Um grupo de ao menos oito líderes de partidos na Câmara decidiu manifestar contrariedade à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, de afastar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo e do mandato.

Em nota, que será divulgada em breve, e que foi elaborada na residência oficial da Câmara, onde diversos aliados manifestam solidariedade ao peemedebista, os deputados afirmam que receberam com “elevada preocupação” a notícia de que o ministro do Supremo determinou o afastamento de um presidente de outro poder.

Os deputados dizem ainda, no texto, que a preocupação ganha “maiores contornos diante da violação do mandato eletivo, sem a devida guarida constitucional, por se tratar de atribuição exclusiva própria da Câmara dos Deputados”.

Por fim, os deputados afirmam que o fato demonstra “desequilíbrio institucional entre os Poderes da República, cuna manutenção pode acarretar consequências danosas e imprevisíveis para a preservação da higidez da democracia no Brasil”.

Assinam a nota os líderes do PMDB, Leonardo Picciani, do PR, Aelton Freitas, Solidariedade, Paulinho da Força, PSC, André Moura, PTN, Renata Abreu e PP, Aguinaldo Ribeiro, e PSD, Rogério Rosso.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7