Brasília Amapá |
Manaus

Líder do PSDB condena ‘autogolpe’ e diz que nomeação de Lula é ‘desespero’

Compartilhe

BRASÍLIA – O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) disse que haverá reação popular e política ao “ato de desespero” da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, ao “entregar-lhe” o governo para que escape de ser investigado pelo juiz Sérgio Moro, na Operação Lava-Jato. O líder tucano disse que não há a menor hipótese de qualquer tipo de entendimento com a oposição, por parte de Lula ou Dilma, para apoiar essa saída.

— Tentam perpetrar o autogolpe. É a primeira vez na História que um presidente da República encerra seu mandato no exercício do próprio cargo. Um ato de desespero — condenou Cássio Cunha Lima.

Dilma e Lula buscam o apoio do PMDB, considerado fundamental para que a operação de Lula no comando de uma superministério se concretize. Após o encontro com Lula em sua residência, semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL) passou a defender uma fórmula de semipresidencialismo para a saída da crise, e disse que Lula procuraria inclusive a oposição. Mas Cássio diz que essa hipótese será rechaçada pela oposição.

— Todas as oportunidades a esse governo foram dadas e desperdiçadas, uma após outra. Agora só existe uma caminho, que é a oficialização da saída de Dilma do governo — disse Cássio Cunha Lima.

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou que vai acionar a Justiça contra a manobra para nomear Lula no governo Dilma .

— Já estamos com várias iniciativas nesse sentido em andamento e só resta definir se será uma ação conjunta ou diversas ações questionando a nomeação — explicou o deputado.

O assunto será debatido hoje entre parlamentares da oposição. Na avaliação do deputado, a nomeação de Lula como ministro tem como único objetivo atrapalhar o andamento da investigação contra ele na Lava-Jato, que está a cargo do juiz Sérgio Moro na 13ª Vara Federal, em Curitiba.

— Vai transparecer que, ao contrário do que ele galhofa em seus discursos e depoimentos, não tem como se explicar e está com medo de ser preso por determinação do juiz Sérgio Moro — afirmou.

Rubens Bueno disse ainda que a nomeação de Lula vai transformar a presidente Dilma numa espécie de rainha da Inglaterra.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7