Brasília Amapá |
Manaus

Jucá defende celeridade do processo de impeachment no Senado

Compartilhe

BRASÍLIA – Um dia depois de o impeachment ser aprovado na Câmara, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), atual presidente do PMDB, defendeu que o Senado dê celeridade à apreciação do processo, já que a presidente Dilma Rousseff está com “voto negativo”, mas sem “atropelar” o regimento.

Jucá disse que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comandará o processo com “muito equilíbrio”.

— Acho que é importante dar uma resposta para o país num tempo devido, vamos cumprir o regimento, ninguém tem que atropelar nada, mas sem dúvida a sociedade toda acompanha, e o país não pode ficar na situação que se encontra, uma presidente com voto negativo, com voto de desconfiança da Câmara, aguardando o posicionamento do Senado.

Questionado se o mesmo crime de responsabilidade poderia ser usado para afastar o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), caso ele assuma, Jucá voltou a defender o impeachment e disse que crime de responsabilidade “vale para qualquer presidente”.

— Vi o PT defendendo o crime de responsabilidade e pintando a cara para afastar o Collor. Crime de responsabilidade vale para qualquer presidente. Se alguém daqui há 2 anos, 5 anos, 10 anos cometer crime de responsabilidade, deverá ter direito de defesa mas deverá responder pelo crime.

Apesar de dizer que a decisão dos integrantes da Comissão do Senado é dos líderes dos partidos, Jucá defendeu que nem PMDB, beneficiado caso o impeachment seja aprovado, e nem o PT, que quer manter Dilma no poder, relatem o processo na comissão.

— O ideal é que efetivamente não paire nenhum tipo de desconfiança contra a relatoria ou condução dos trabalhos. Como o PMDB em tese é beneficiário com o afastamento da presidente Dilma e o PT quer a manutenção da presidente, talvez a melhor solução seria em tese nenhum dos dois ter relatoria.

Jucá contou que Renan Calheiros vai se encontrar com a presidente Dilma na tarde de hoje e também o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

— É uma conversa institucional. É um momento delicado, que as instituições têm que conversar, portanto o presidente Renan está agindo corretamente — afirmou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7