Brasília Amapá |
Manaus

Jornalista é preso por distribuir propaganda irregular

Compartilhe

O jornalista Ernesto Guadalupe, dono da Distribuidora de Jornais Guadalupe, foi preso hoje (30) no Centro de Niterói e levado por agentes da Polícia Civil para a 77ª Delegacia Policial, em Icaraí, na região metropolitana do Rio, de onde foi transferido para a sede da Polícia Federal, em Niterói.

A alegação dos policiais para a detenção do profissional foi a de que ele estava distribuindo o jornal “Expressão Oceânica”, que, em sua última edição, publica matéria sobre as relações do prefeito de Niterói e candidato à reeleição pelo PV, Rodrigo Neves, com o empresário Ricardo Pessoa, preso na operação Lava Jato.

Guadalue negou que estivesse fazendo a distribuição do jornal ao ser preso, quando saía da Farmácia São Paulo, em frente à estação das Barcas, por volta das 6h30m, e questionou a detenção sem um flagrante delito no dia das eleições, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Ele disse ter trabalhado durante todo o dia de ontem e madrugada de hoje fazendo a distribuição dos jornais quinzenais “Diz” e “Santa Rosa”. Além destes, sua empresa também é responsável por distribuir os jornais “Toda Palavra” e “Jornal da Cidade”, entre outras publicações editadas na cidade.

Segundo a polícia, ele estava distribuindo jornal publica matéria sobre as relações do prefeito de Niterói com empresário preso na operação Lava Jato

Segundo a polícia, ele estava distribuindo jornal publica matéria sobre as relações do prefeito de Niterói com empresário preso na operação Lava Jato

Ameaça de morte

Na noite da última terça-feira (25), Guadalupe organizava a distribuição do jornal “Expressão Oceânica”, na praia de Icaraí, quando foi abordado por militantes do PV, que o impediram de continuar o trabalho.

Eles chamaram a Guarda Municipal de Niterói, que apreendeu cerca de mil exemplares da publicação, que foram levados, juntamente com um dos trabalhadores da distribuidora, para a delegacia de Icaraí. A direção do jornal, porém, entrou na Justiça com uma medida cautelar para garantir a livre circulação da publicação.

No entanto, Guadalupe afirma que, ao longo de toda semana, grupos do PV tentaram impedir a distribuição e recolheram exemplares do jornal nos pontos em que já estavam distribuídos. Ele disse, ainda, ter sido ameaçado de morte no início da noite de ontem (29) pelo militante do PV Nilo Sérgio de Oliveira, que integrava o grupo que, na terça-feira, chamou os guardas municipais para apreenderem o jornal em Icaraí.

“Estava em frente à padaria Sol e Mar, na rua Moreira César, em Icaraí, quando uma caminhonete da campanha do Rodrigo Neves passou e um dos militantes, Nilo Sérgio de Oliveira, gritou para a rua toda ouvir que iria me matar”, disse Guadalupe, que, em seguida, deu queixa contra a ameaça de morte na polícia.

Em nota, a Polícia Federal informou que o jornalista Ernesto Guadalupe foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal, em Niterói, onde o material de propaganda eleitoral irregular foi apreendido. Após prestar esclarecimentos, o jornalista foi liberado.

Agência Brasil


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7