Brasília Amapá |
Manaus

Janto pediu inquérito para investigar ministro da Educação na Lava-Jato

Compartilhe

BRASÍLIA — O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu, em janeiro deste ano, uma investigação para apurar se o atual ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), recebeu propina de empreiteira investigada na Operação Lava-Jato. Na época, ele era deputado federal, vindo a assumir o ministério apenas em maio.

O pedido está em inquérito que investigava o ex-ministro da Comunicação Social Edinho Silva. No caso de Mendonça, há suspeita em relação a uma doação eleitoral de R$ 100 mil feita pela UTC em 2014. Janot identificou que a empresa fez duas doações nesse valor, uma em 5 de agosto de 2014 e outra em 5 de setembro de 2014, ao diretório nacional do DEM.

“Além da pessoa do ministro Edson Antonio Edinho da Silva, foram encontrados indícios de possível recebimento de propina por parte do Deputado Federal José Mendonça Bezerra Filho, do DEM/PE, consistente em imagem arquivado em um dos celulares apreendidos em poder de Walmir Pinheiro, compatível com folha impressa identificando o partido Democratas e informando dados bancários de uma conta para doações de campanha eleitoral para o ano de 2014, havendo manuscrito de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e do nome do Dep. Mendonça Filho, além de registro impresso do tesoureiro do partido, Romero Azevedo”, escreveu Janot.

Walmir Pinheiro, ex-executivo da UTC, é um dos delatores da Lava-Jato. Ele também fez acusações incriminando Edinho.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7