Brasília Amapá |
Manaus

Impeachment: manifestantes pró e contra serão separados na Esplanada

Compartilhe

BRASÍLIA — Defensores e opositores do impeachment da presidente Dilma Rousseff ficarão separados por um corredor de 80 metros de largura por um quilômetro de comprimento, que dividirá a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em duas partes. Aberta apenas a equipes de segurança, a barreira será mantida do dia 15 a 17 deste mês, quando está prevista a votação do processo de impedimento da mandatária na Câmara dos Deputados. O objetivo é impedir conflitos entre as duas militâncias.

Para reforçar a separação, serão instalados no local alambrados de até 2,20 metros, opacos, que não permitirão a visualização entre os grupos. As regras fazem parte do plano operacional apresentado neste sábado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que estima em até 150 mil o número de manifestantes de cada “lado” na Esplanada.

A Câmara também divulgou restrições no acesso à Casa, que, a partir do dia 14, estará aberta apenas a parlamentares, servidores, prestadores de serviço e credenciados, como é o caso de jornalistas. Com exceção dos próprios deputados, todos terão que passar por detector de metais. Também foram suspensas até o dia 21 de abril a visitação às dependências da Câmara e a eventos, como sessões solenes. Em nota, a justificativa é que as medidas estão “relacionadas a segurança e proteção das pessoas e do patrimônio físico, histórico e cultural da instituição”.

Nas regras definidas pela Secretaria de Segurança do DF para a parte externa, de 15 a 17 de abril, o grupo pró-impeachment ficará no lado sul da Esplanada, tendo como ponto de concentração o Museu Nacional. Na parte norte, com o Teatro Nacional como referência, estarão os manifestantes que defendem a permanência de Dilma. Bonecos infláveis, a exemplo do “Pixuleco”, que traz a imagem do ex-presidente Lula com uniforme de presidiário, estão proibidos nas manifestações, assim como fogos de artifício, megafones e uso de máscaras para esconder o rosto.

DOIS CARROS DE SOM E QUATRO TELÕES

Serão permitidos apenas dois carros de som para cada grupo. Um veículo ficará no ponto de concentração, no início da Esplanada. O outro poderá transitar na via, chegando mais perto do Congresso, mas apenas para dar orientações e recados à militância, e não puxar gritos de guerra, fazer discursos ou incitações. Foram liberados quatro telões para cada lado.

Barreiras de policiais ficarão em pontos estratégicos de acesso aos protestos, como nos arredores da rodoviária e nas laterias dos Ministérios, e farão abordagens e revistas nos manifestantes. Os participantes só poderão chegar até a Alameda dos Estados, via onde ficam as bandeiras, em frente ao gramado do Congresso Nacional — local ocupado habitualmente nas manifestações, mas que, desta vez, estará bloqueado. Cercas já começaram a ser instaladas no local desde esta sexta-feira.

Ficará como área de acesso proibido, considerada “zona de segurança nacional”, o perímetro que abrange o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, o Itamaraty e o Ministério da Justiça. O plano operacional começará a valer a partir de 0h de sexta-feira, dia 15, até o domingo, quando estima-se que o plenário finalize a votação. Para esta segunda-feira, dia 11, em que deve ocorrer a votação do processo ainda na comissão especial, as medidas serão tomadas de acordo com as necessidades, uma vez que não há previsão de grandes protestos.

A Secretaria de Segurança do DF também determinou que os acampamentos de movimentos sociais ou outros grupos que, por vezes, ocupam a Esplanada dos Ministérios, não serão permitidos no local e nos arredores até o dia da votação do pedido de impeachment pela Câmara dos Deputados. A medida começou a valer a partir das 18h de sexta-feira.

Segundo Márcia de Alencar, secretária de Segurança Pública do DF, as regras do plano operacional foram discutidas e aceitas por representantes dos dois grupos. Alguns militantes pró-impeachment reivindicaram a ocupação de toda a área próxima ao Congresso por terem obtido autorização da pasta anteriormente. Mesmo assim, segundo Márcia, está mantido o plano operacional com o consenso da maioria:

— Em que pese esse aspecto legal que foi tratado pelo grupo de forma exaustiva, e de forma residual por alguns membros do grupo pró-impeachment descontentes com o encaminhamento, a resposta da Secretaria de Segurança não poderia ser outra, que é garantir a manifestação e não insistir num aspecto literal da lei, num momento em que o ambiente de disputa é o mesmo e que a Esplanada é símbolo dessa disputa.

Com as regras, um pato gigante da Fiesp, que está instalado próximo à Esplanada, na parte norte, exatamente onde ficará a manifestação contra o impeachment, deve ser retirado do local, segundo Márcia. Ela afirmou que a Secretaria de Segurança do DF já notificou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deu a autorização para instalar o inflável. A previsão da secretária é que até o final deste sábado o pato seja retirado.

GALERIAS DA CÂMARA

Além do acesso restrito à Câmara, a nota divulgada neste sábado informa que, nas galerias do plenário, serão admitidos jornalistas e “pessoas autorizadas pela Mesa Diretora”. Nas áreas externas do Congresso, o policiamento será feito em conjunto pelas polícias legislativas da Câmara e do Senado, com o apoio de tropas designadas pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal.

A Diretoria Geral informa que bolsas e outros volumes terão que passar pelo raio-X e sugere aos funcionários evitem o porte de objetos metálicos, optando por levar lanches em potes de vidro ou plástico. Para evitar as imensas filas de servidores, serão colocadas mais sete pórticos de detecção de metais e três máquinas de raio-x.

Recentemente, depois de ter sido alvejado com papel simulando notas falsas quando dava entrevista no Salão Verde, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) determinou que também os funcionários passassem pelo raio-x, mas acabou revendo a decisão em razão das filas imensas que se formou em plena sexta-feira. Os visitantes já passam pelo pórtico e pelo raio-x. “Os Parlamentares não passarão pelo pórtico nem por inspeção de volumes ou bagagens”, diz a nota.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7