Brasília Amapá |
Manaus

Impeachment: Indicado para presidência da comissão do Senado quer usar prazo máximo

Compartilhe

BRASÍLIA – O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), indicado para presidir a comissão especial do Senado que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, afirmou que pretende usar o prazo máximo de análise no colegiado nesta primeira fase, da admissibilidade, que é de dez dias úteis.

— Minha intenção é usar o prazo máximo, na medida que quando se usa o máximo está se dando prazo para a defesa — disse Lira, que complementou depois:

— Não cederei alongamento do prazo por qualquer gambiarra regimental, nem vou aceitar encurtar porque prejudicaria a defesa.

Ele afirmou ainda que permitirá a presença do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, para fazer uma exposição sobre a defesa da presidente Dilma.

Lira disse que na segunda-feira deve ser realizada apenas a eleição da comissão, que seria instalada, com a sua eleição, na terça-feira. Ele afirmou que apesar de ser sua prerrogativa a indicação do relator vai respeitar o que for acordado pelos líderes e fez elogios ao nome de Antonio Anastasia (PSDB-MG), nome indicado pelos tucanos.

— Será uma decisão dos líderes e, se eventualmente for mesmo o senador Anastasia, é um homem sério, competente, preparado e ponderado. Faremos uma boa dupla — afirmou.

Questionado sobre o fato de já ter se declarado a favor do impeachment, Lira afirmou que após receber a missão do líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), decidiu alterar seu posicionamento público para poder comandar os trabalhos.

— Me sinto a vontade, adotei a posição anterior por ser uma unanimidade do partido na Paraíba e ter uma decisão nacional. No momento em que aceitei o convite para presidir a comissão, ficou estabelecido que terei uma posição suprapartidária e meu status passa para indeciso — disse Lira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7