Brasília Amapá |
Manaus

Humberto Costa substitui Delcído na liderança do governo no Senado

Compartilhe

BRASÍLIA — O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), assumirá o cargo de líder do governo na Casa, que estava vago desde que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi preso, em novembro do ano passado.

Costa esteve mais cedo no Palácio do Planalto com o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), quando o acerto foi feito, e deve ser anunciado ainda nesta quarta-feira.

Nas últimas semanas, o governo chegou a sondar o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas, segundo relatos, ele não demonstrou entusiasmo em assumir o cargo.

O nome de Lira foi sugerido por senadores petistas, que desejavam um acordo para que ele abrisse mão da CAE, dando lugar à senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para presidir o colegiado.

O senador Blairo Maggi (PR-MT), também foi cogitado para a liderança do governo. Seu nome perdeu força porque, além de não ter demonstrado interesse no cargo, o senador decidiu que não se filiará mais ao PMDB, maior partido aliado, por questões locais. Blairo deve apenas deixar o PR ficar sem filiação partidária até as eleições municipais.

Com a saída de Humberto Costa da liderança do PT, o mais cotado para o cargo é o senador Paulo Rocha (PT-PA). Gleisi, que também teve o nome cotado para a liderança do governo, tem a indicação do partido para presidir a CAE.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7