Brasília Amapá |
Manaus

Hashtag #impeachmentday lidera trending topics mundiais do Twitter

Compartilhe

RIO – Um levantamento feito pelo GLOBO entre as 14h deste domingo (17), quando começou a sessão de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), e as 17h30, mapeou o volume de tuítes disparados pelos usuários da rede nesse período de tempo. Exatamente por volta das 17h30, quando a votação de fato começou, houve um aumento expressivo no número de mensagens tuitadas.

Foram contabilizados mais de 225 mil tuítes sobre o processo de impeachment feitos por 59 mil autores. A hashtag #impeachmentday, que não saiu do topo dos assuntos mais comentados no mundo desde o começo da tarde, foi usada em 37% dos tuítes. As outras duas hashtags, mais utilizadas #respeiteasurnas #naovaitergolpe eram contra o impeachment e foram usaras em 8% dos tuítes cada.

A palavra “impeachment” foi citada 76.695 vezes, sendo o termo mais usado entre os sete pesquisados. Foram eles: dilma, cunha, golpe, temer, democracia e corrupção, na ordem de mais citado para menos citado. “Dilma” teve 43.883 menções, enquanto “corrupção” teve 6.214.

Uma das brincadeiras mais utilizadas fazia alusão aos argumentos dos deputados pró-impeachment, por citarem em sua maioria Deus, a família e justificativas como “pelo aniversário da minha neta”. “Vote no melhor argumento pró-impeachment”, escreveu uma usuária do facebook citando frases dos parlamentares. Foram mais de 10 mil curtidas e 6 mil compartilhamentos em 1 hora. Um tuíte com a mensagem “em meu nome não”, do perfil @ocriador, que se diz “Deus” no Twitter teve mais de 5 mil retuítes até as 20h.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi uma das figuras mais comentadas entres os memes. “Se a preocupação fosse mesmo a corrupção, Eduardo Cunha não estaria presidindo o processo de Impeachment”, dizia uma das imagens mais compartilhadas no Facebook. Um tweet na conta de Eduardo Cunha, de julho de 2011, foi ressuscitado pelos usuários da rede e retuitado mais de duas mil vezes. A mensagem, que dizia “Daqui a pouco vou apanhar geral. rsrs”, foi respondida por diversos internautas com tom de revanche. “Vai mesmo”, dizia um. “Merecidamente”, dizia outro.

O vice-presidente Michel Temer também teve um tweet antigo “revivido” pelos usuários em tom de chacota neste domingo. “O impeachment é impensável, geraria uma crise institucional. Não tem base jurídica e nem política”, dizia o texto de março de 2015, retuidado quase 8 mil vezes.

Uma foto da Esplanada dos Ministérios que mostra grupos pró e contra o impeachment brincando juntos em cada lado da grade que os separa também foi alvo das piadas. Uma internauta escreveu “Ergueram um muro em Brasília para a votação do impeachment e os caras estão jogando vôlei. O brasileiro tem que ser estudado”.

Em referência ao fato de mais da metade dos parlamentares presentes na sessão serem figuras com ocorrências judiciais, um meme com a imagem geral da Câmara dizia “se organizar direitinho, dá para prender todo mundo” foi curtido por mais de 16 mil pessoas e compartilhado mais de 11 mil vezes até o fim da tarde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7