Brasília Amapá |
Manaus

Facebook adota ‘verificação de segurança’ em enchentes de SP

Compartilhe

SÃO PAULO — A rede social Facebook criou uma ferramenta para que seus usuários moradores da região metropolitana avisem aos amigos que estão seguros e não foram afetados pelas enchentes que atingiram durante a noite desta quinta-feira e a madrugada e manhã de hoje a região. É a primeira vez que a ferramenta “Safety Check” ou “verificação de segurança, é usado no Brasil. No total, 16 pessoas morreram e há pelo menos outras 10 desaparecidas em decorrência de deslizamentos. Longas áreas das cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras estão debaixo d’água e há população isolada. O interior paulista também foi afetado pelas fortes chuvas.

O instrumento foi criado em outubro de 2014, quando um tufão atingiu as Filipinas, mas se tornou particularmente útil durante os atentados terroristas na França, no ano passado, quando os franceses se utilizaram da rede para avisar à família e aos amigos que estavam bem.

Em nota, o Facebook afirmou que “quando ocorre um desastre natural, as pessoas utilizam o Facebook para buscar informações sobre amigos e familiares. Nessas situações é crucial se conectar às pessoas que vivem ou trabalham nas áreas afetadas. O Safety Check foi ativado, nesta sexta-feira, depois que chuvas torrenciais atingiram várias partes do Estado de São Paulo e causaram alagamentos. O recurso permite que as pessoas nas áreas afetadas informem, por meio da plataforma, estar em segurança.”


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7