Brasília Amapá |
Manaus

Ex-ministro de Dilma disputa prefeitura com sua ex-mulher tucana

Compartilhe

SÃO PAULO – A 800 quilômetros de Brasília, uma cidade de 200 mil habitantes no interior de São Paulo está passando por uma reviravolta política desde que o afastamento da presidente Dilma Rousseff se mostrou inevitável dias atrás. Araraquara viu o quadro de sucessão para a prefeitura este ano virar de cabeça para baixo com a decisão do ex-ministro Edinho Silva de disputar o cargo de prefeito. O petista vai encarar como principal adversária na eleição municipal a ex-mulher, Edna Martins, com quem tem um filho de 27 anos.

Edna é vereadora e se filiou ao PSDB no ano passado com planos de disputar a prefeitura. A entrada do ex-marido, com quem mantém boa relação, na eleição surpreendeu a todos na cidade, mas não a fez mudar os planos. O problema agora é que Edna, que estava numa situação eleitoral bastante confortável como favorita na disputa, viu esse posto ser tomado pelo pai de seu filho.

Edinho foi prefeito por oito anos em Araraquara e mantém boa popularidade, segundo seus adversários. Edna já foi filiada ao PT, PV e, desde o ano passado, virou tucana. Ao GLOBO, em setembro do ano passado, ela disse, em sua cerimônia de filiação, que os caminhos políticos do ex-casal estavam separados desde 2008 e que, com a ida de Edinho para Brasília, a relação ficou mais distante. Agora, eles voltarão a se cruzar.

Edna e Edinho foram casados nos anos de 1980. Eles se conheceram nos tempos de militância no PT.

O ex-ministro não vê problema em enfrentar a ex-mulher e acredita que os dois vão protagonizar uma disputa limpa.

— Temos maturidade e vamos disputar os votos com muito respeito um pelo outro, debatendo propostas — afirmou Edinho.

Sobre a filiação de Edna ao rival PSDB, o petista entende que a escolha da ex-mulher também não causa desconforto.

— Foi uma opção partidária dela. Antes da opção política, temos uma relação pessoal, temos um filho, fomos casados. Sempre tivemos uma relação de muito respeito — completou o ex-ministro.

Edna também minimiza a situação de estar em campo político oposto ao do ex-marido.

— Conversamos muito pouco. Não faço a menor ideia do que ele achou (da filiação dela ao PSDB). Nunca pensei nisso — disse a vereadora ao GLOBO no ano passado. A reportagem tentou falar com Edna sobre a candidatura de Edinho à prefeitura, mas ela não retornou.

Quem admite que o ex-ministro chacoalhou a disputa eleitoral local é o deputado estadual Roberto Massafera, principal liderança do PSDB na cidade.

— Ele mudou completamente o quadro sucessório. Se a gente quiser ganhar a eleição do Edinho, temos que estar todos juntos contra ele — diz o tucano, referindo-se à necessidade de alianças políticas com outros partidos para reduzir o número de candidatos e criar unir forças contra o petista ilustre.

Pelo discurso do parlamentar, o duelo entre ex-marido e ex-mulher passará longe de temas espinhosos como a Lava-Jato. Edinho é investigado na operação.

— Não vamos falar disso. Já saiu demais. Vamos discutir a cidade.

A candidatura do ex-ministro faz parte de uma estratégia do PT de lançar nomes conhecidos no maior número de cidades possíveis. Edinho é a principal liderança política do partido na cidade. Ele decidiu entrar na disputa porque qualquer candidato petista na cidade seria associado ao seu nome e poderia ser atacado por causa da Lava-Jato de qualquer forma,

A eleição em Araraquara pode ser uma prévia, respeitando as devidas proporções, do quadro sucessório da Presidência da República em 2018. Na cidade o PMDB tem o comando da prefeitura e, até o mês passado, tinha o apoio do PSDB e o PT na oposição. Em abril, os tucanos entregaram seus cargos e anunciaram candidatura própria. Agora o PMDB decide se lançará candidato ao pleito ou embarcará numa aliança tucana.

Araraquara é uma típica cidade média do interior de São Paulo, que tem na produção de cana e laranja o motor da economia e problemas comuns de quase todo município nas áreas da saúde e transporte. A cidade também é conhecida como pólo universitário.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7