Brasília Amapá |
Manaus

Estudantes mantêm ocupação de escola em São Paulo

Compartilhe

SÃO PAULO – Mais de cem estudantes mantêm nesta sexta-feira a ocupação do prédio do Centro Paula Souza (CPS), na capital paulista, autarquia do governo de São Paulo responsável por administrar escolas técnicas e faculdades de tecnologia no estado. Eles estão lá desde o final da tarde de quinta-feira protestando contra a “Máfia da Merenda”, reivindicando merenda em todas as unidades das escolas técnicas estaduais, as Etecs e Fatecs, além de se manifestarem contra cortes na verba de educação. Um protesto por melhores condições de ensino deve acontecer na tarde desta sexta-feira em São Paulo. Os alunos gritam palavras contra o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Por causa da ocupação, não teve aula na Etec Santa Ifigênia, que funciona no local do CPS. No portão, foi colocado um cadeado e funcionários, apesar de tentarem negociar, foram impedidos de entrar. Os estudantes também cobriram as grades com panos pretos.

— Não vamos sair enquanto não negociarem e darem uma solução. Também protestamos contra a máfia da merenda e o corte da verba de educação — explica o aluno Cauê Borges, de 17 anos, que passou a noite no prédio.

Além dos escândalos de corrupção relacionados à compra de merenda escolar em São Paulo, os alunos das escolas técnicas alegam que ficam até oito horas por dia estudando — no ensino médio e no técnico — e por isso não podem ficar sem merenda. Os alunos dizem que não recebem alimentação. Além disso, o fornecimento de merenda anda prejudicado em todo o estado, afirmam os estudantes.

Segundo a administração do CPS há cerca de 150 estudantes no interior do edifício, que funciona apenas como centro administrativo.

A ocupação, afirmam os jovens, não foi programada. A rua dos Andradas, no centro, foi fechada no quarteirão onde fica a unidade. Uma viatura da PM acompanha a movimentação, estacionada na esquina.

— Estamos lutando pelos nossos direitos — gritavam eles. Do lado de fora, funcionários exclamavam “Queremos trabalhar”.

O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo estadual, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). O prédio ocupado reúne a administração central do Centro Paula Souza, a Etec Santa Ifigênia e o Centro de Capacitação.

Na manhã de quinta-feira, estudantes da rede pública estadual realizaram um protesto, que começou na Avenida Paulista e terminou na Praça da República, no centro. No fim da tarde, parte do grupo decidiu invadir o prédio do Centro Paula Souza.

CPS informa que fornecerá merenda a mais 11 Etecs

No início da noite desta quita, o CPS informou, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que, em decorrência das negociações que vêm sendo feitas junto à Secretaria da Educação, a partir da próxima segunda, atenderá mais quatro Etecs das 11 que ainda não oferecem merenda na capital. Segundo o comunicado, os produtos necessários para este atendimento já serão enviados neste sábado às unidades.

“As outras sete Etecs serão atendidas até o final da próxima semana. A instituição segue trabalhando para solucionar questões pontuais como a readequação da estrutura disponível em algumas unidades e para a melhoria da qualidade da merenda. Atualmente, 90% das Etecs oferecem alimentação”, alega a nota.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7