Brasília Amapá |
Manaus

Disputa para líder do governo na Câmara desagrada Temer

Compartilhe

BRASÍLIA – A disputa entre os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e André Moura (PSC-SE) para a liderança do governo na Câmara está incomodando o presidente interino Michel Temer. Ele pretendia definir o seu líder neste fim de semana, mas desistiu pela pressão dos dois lados pelo cargo.

A campanha por Moura está sendo conduzida pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, que não emplacou nenhum ministro no governo de Temer. O PSC também não brigou por uma pasta, de olho na liderança do governo na Câmara.

– A escolha do líder é uma atribuição do presidente. Os partidos ignoram essa questão e estão em campanha. Isso está desagradando o governo. Vamos dar um tempo para ver se prevalece o bom senso – disse um auxiliar próximo a Temer ao GLOBO.

No Senado, não há disputa e o governo trabalha com três possibilidades: os senadores Fernando Bezerra (PSB-PE), Ana Amélia (PP-RS) e Simone Tebet (PMDB-MS).

Sem mulheres no Ministério, há uma tendência por uma das duas senadoras. Bezerra se enfraqueceu ao conseguir viabilizar a nomeação de seu filho, Fernando Filho, para ministro de Minas e Energia.

Quanto a Simone Tebet, o governo prefere um nome de fora do PMDB para descentralizar o poder. Já Ana Amélia é uma aposta, mas o seu partido, o PP, acabou nomeando dois dos mais importantes ministérios, Agricultura e Saúde, e busca, ainda, indicar Gilberto Occhi para a presidência da Caixa Econômica Federal. Com isso, na avaliação de ministros palacianos, o PP ficou bem contemplado, o que poderia causar ciúmes entre os demais aliados e isso é tudo o que Temer busca evitar.

BANCOS PÚBLICOS

Ainda sem saber se será indicado para a presidência da CEF, o pepista Gilberto Occhi abordou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, logo depois da cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, na última quinta-feira. Perguntou a Meirelles se estava tudo certo, mas recebeu uma resposta evasiva. Depois de insistir, o ministro da Fazenda combinou de se encontrarem na semana que vem para uma conversa.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7