Brasília Amapá |
Manaus

Dilma diz que governos precisam de ‘paz’

Compartilhe

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff afirmou que os governos precisam de “paz”, principalmente para enfrentar crises. Em pronunciamento nesta terça-feira, após assinar uma portaria interministerial que institui cirurgias – pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – reparadoras de sequelas de agressão a mulheres, Dilma criticou a intolerância, a agressão e o desrespeito às mulheres e também no Brasil como um todo.

— Ter um quadro de paz é fundamental, principalmente para os governos. Os governos precisam de paz para que nós tenhamos condições de enfrentar a crise e retomar o crescimento – afirmou a presidente, que fez um apelo pelo diálogo e unidade do Brasil.

Dilma afirmou que acredita na recuperação da economia brasileira, especialmente pelo aumento das exportações.

— Nós hoje temos um câmbio que facilita uma ampliação das exportações – declarou, e ressaltou que, “tradicionalmente”, esse é um dos caminhos de saída de crises econômicas no país.

A presidente enfatizou que seu mandato terminará em 2018, e afirmou que até lá estará comprometida em botar fim à violência contra a mulher. Dilma chamou de “corrupção interna da família” a violência doméstica.

— É um pesadelo da violência que se abate sobre mulheres — afirmou, e completou: — De certa forma é um fator de corrupção interna da família.

— Nada mais justo do que a mulher ter sua condição integral de forma que seu corpo não fique marcado nem deformado por uma forma de violência totalmente injustificável – disse Dilma sobre a portaria interministerial assinada, que garante a mulheres que sofreram violência e ficaram com sequelas terem cirurgia plástica pelo SUS.

— As mulheres são mulheres guerreiras no nosso país. As mulheres têm essa características no mundo todo, mas as brasileiras são mulheres guerreiras, mulheres que lutam de sol a sol – disse Dilma.

Em outros anos, a presidente fez um pronunciamento no Dia da Mulher em cadeia nacional de rádio e TV. No ano passado, essa fala foi o alvo do primeiro panelaço contra o governo. Neste ano, a presidente preferiu utilizar as redes sociais para parabenizar as mulheres, além de uma rápida fala na assinatura da portaria interministerial no palácio do Planalto.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7