Brasília Amapá |
Manaus

Dilma convoca ministros do PMDB para definir cenário pós-convenção

Compartilhe

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff convocou, de última hora, todos os ministros do PMDB para uma reunião do Palácio do Planalto nesta segunda-feira . A conversa, a portas fechadas, se dá para definir a posição dos seis peemedebistas dentro do governo após a convenção do último sábado, quando a sigla proibiu filiados de assumirem novos cargos no Executivo Federal, engrenando um afastamento de Dilma.

O PMDB de Santa Catarina decidiu hoje desembarcar do governo Dilma. Os três peemedebistas com cargos mais altos no Executivo são Djalma Berger, presidente da Eletrosul; Vinicius Lummertz, presidente da Embratur; e Paulo Afonso Vieira, diretor da Eletrosul. Eles estão deixando os postos.

Dilma chamou os peemedebistas para entender qual o sentimento do partido a partir da convenção do último sábado, que deu um “aviso prévio” ao governo de 30 dias pelo desembarque. Segundo uma pessoa próxima à presidente, ela busca saber quem está realmente ao lado dela e quem estaria “conspirando” no PMDB pela sua queda. O vice-presidente Michel Temer não foi avisado pelo Palácio do Planalto que Dilma convocou os ministros do PMDB. Seu gabinete recebeu uma ligação pela manhã convidando-o para a reunião de coordenação política, mas ele estava em São Paulo.

A presidente se encontrou ainda pela manhã com Kátia Abreu (Agricultura), com quem tem uma relação pessoal, e no fim da tarde chamou os demais ministros do PMDB: Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Henrique Alves (Turismo), Marcelo Castro (Saúde), Helder Barbalho (Pesca) e Eduardo Braga (Minas e Energia).

Nesta segunda, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, minimizou a decisão tomada pelo PMDB na convenção, dizendo que o partido resolveu continuar no governo. Segundo ele, o convite ao deputado Mauro Lopes (MG) para assumir a Aviação Civil está mantido e só depende dele. Se o parlamentar mantiver a decisão de assumir a pasta, disse, assume amanhã.

— A convenção do PMDB, cada um vai ler como quiser. Eu leio que o PMDB decidiu ficar no governo. Essa é a minha leitura. O Mauro Lopes, por mim, assume até amanhã. O ministro Berzoini (Secretaria de Governo) está conversando com ele, se a decisão dele estiver mantida, ele assume amanhã — disse Wagner.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7