Brasília Amapá |
Manaus

Diante de ação da PF, militância do PT organiza mobilizações pelo país

Compartilhe

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO — Após a Polícia Federal (PF) ter realizado buscas na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e obrigado o petista a depor, o PT e militantes de esquerda se mobilizam para reagir nas ruas à nova fase da Operação Lava-Jato. A ação desta sexta-feira foi considerada um “golpe” e “um ataque político” pela legenda. O presidente do partido, Rui Falcão, convocou os petistas para entrar em estado de “vigília”. O clima de tensão e confronto, entretanto, foi registrado antes mesmo de petistas e aliados se manifestarem. Grupos pró e contra Lula trocaram socos e pontapés no Aeroporto de Congonhas, onde Lula depôs, e em São Bernardo, em frente à residência do ex-presidente.

Dirigentes da CUT e do PT, parlamentares, prefeitos e governadores aliados receberam uma mensagem nas primeiras horas da manhã com orientações do que fazer em cada cidade. Pelo Whatsapp, os dirigentes petistas receberam o alerta:

“Atenção companheiros: 1. Convocar reunião dos Diretórios Regionais de todos os Estados com parlamentares e Prefeitos; 2. Convocar coletivas em todos os estados para as 15hs, 3. É muito importante as ações serem planejadas e que repercutam nacionalmente; 3. Pauta: Denunciar o golpe; denunciar a articulação da mídia, MP e Oposição, tudo feito para turbinar o dia 13; 4. Convocar mobilização permanente até o dia 31 de março; 5. Chamar os partidos da FBP para reunião amanhã cedo!”

A direção nacional do PT reforçou o pedido, solicitando que os dirigentes estaduais organizassem em todos os estados atos em solidariedade ao ex-presidente Lula no final da tarde desta sexta-feira.

“Convocamos todos os Dirigentes Estaduais a realizar EM TODOS OS ESTADOS NO FINAL DA TARDE DE HOJE, atos com a nossa militância e os movimentos sociais. Necessário empenhar o máximo esforço de mobilização para reunir o maior número de militantes do PT, da esquerda e dos setores progressistas da sociedade, lideranças políticas e sociais, intelectuais e artistas”, dizia o texto da mensagem, que também marcou para as 18h um ato em São Paulo, na Quadra dos Bancários.

No Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, militantes já marcaram mobilizações em defesa de Lula. Em Porto Alegre, miltantes pretendiam hoje mesmo sair do diretório do PT em direção à sede da Polícia Federal. No Rio, a direção municipal do PT convocou movimentos sociais para uma reunião às 15h, no auditório do Sindicato dos Bancários.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7