Brasília Amapá |
Manaus

Deputados do PT chamam Temer de ‘golpista’ e ‘vampiro’

Compartilhe

BRASÍLIA — A bancada do PT na Câmara dos Deputados reagiu ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, oficializado na manhã desta quinta-feira pelo plenário do Senado. Com isso, Michel Temer (PMDB-SP) já assumiu o posto de presidente interino. Na véspera de uma sexta-feira, 13, deputados petistas publicaram no Twitter mensagem em que chamam Temer de “golpista” e “vampiro do povo brasileiro”.

“Na véspera de sexta-feira 13, golpista assume como vampiro do povo brasileiro e terror dos interesses nacionais”, disse a rede social da bancada do PT na Câmara.

A mensagem é acompanhada de uma montagem que usa o rosto de Temer no corpo do Conde Drácula, um dos mais famosos vampiros da ficção, com os dizeres: “Sexta-feira 13, a posse”.

A crítica é uma alusão ao apelido de mordomo de filme de terror, dado a Michel Temer pelo ex-senador Antônio Carlos Magalhães. O próprio presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em um jantar natalino em dezembro do ano passado, irritado com Temer, que tinha lhe chamado de “coronel”, repetiu o apelido dado por ACM.

— Ele me chamou de coronel, não posso deixar barato. Vou divulgar uma nota dizendo que ele é mesmo um verdadeiro mordomo de filme de terror e abandonou as suas nobres funções para se transformar em carteiro — reclamou Renan, na época.

Oficialmente, Temer já assumiu o cargo de presidente da República após ser notificado do afastamento de Dilma, na manhã de hoje. O presidente em exercício marcou para às 17h desta quinta-feira a posse de ministros de seu governo, no Palácio do Planalto. Depois, fará uma declaração à imprensa. Ainda hoje, ele terá seu primeiro compromisso público fora do Planalto: irá à posse do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 19h.

Mais cedo, Dilma foi notificada sobre a decisão do Senado em clima de tristeza, segundo relatos de fontes da Casa. Em seguida, fez um pronunciamento no Planalto, em que voltou a chamar a abertura do processo de impeachment de “golpe”, e disse que pretende lutar para exercer seu mandato até o fim.

— O que está em jogo não é apenas o meu mandato, o que está em jogo é o respeito às urnas – disse a presidente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7