Brasília Amapá |
Manaus

Delegados da PF vão fazer lista tríplice de candidatos a diretor-geral

Compartilhe

BRASÍLIA — Termina nesta sexta-feira o prazo para delegados da Polícia Federal se inscreverem para as eleições internas destinadas à elaboração de uma lista tríplice de candidatos interessados no cargo de diretor-geral da instituição. Até o momento, cinco delegados apresentaram candidatura ao cargo que hoje é ocupado por Leandro Daiello. As eleições, previstas para o dia 30 deste mês, fazem parte de uma iniciativa da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).

A nomeação do diretor-geral da Polícia Federal é uma prerrogativa do ministro da Justiça. Não existe uma lei que obrigue o ministro a se pautar por lista tríplice ou qualquer outra indicação de entidades de classe. A ADPF entende, no entanto, que a lista e a movimentação dos delegados em torno do assunto poderão influenciar o ministro numa futura escolha do diretor-geral. A associação trabalha com a hipótese de que até setembro haverá mudança no comando da instituição.

— O diretor Daiello disse, mais de uma vez, em conversas internas, que pretende ficar no cargo só até as Olimpíadas — disse o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Miguel Sobral

Na sexta-feira passada, o ministro Alexandre de Moares convidou e Daiello decidiu permanecer no cargo. Os dois não teriam fixado prazo para a permanência do diretor. Pelas regras gerais adotadas pela pela ADPF, só podem se candidatar à listra tríplice delegados de classe especial, o seja, delegados que estão no grau mais elevado da carreira. Depois de concluída as eleições, a lista será entregue a Moraes. Até o momento, nenhum diretor-geral foi escolhido com base na lista da associação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7