Brasília Amapá |
Manaus

Delcídio fala em propina para PFL no governo de Fernando Henrique

Compartilhe

BRASÍLIA – O senador Delcídio Amaral (PT-MS) falou em depoimento de sua delação premiada, que foi homologada nesta terça-feira, sobre um pagamento de propina que teria sido feito ao PFL (atual DEM) durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O pagamento teria a ver com a compra de equipamento da empresa Alstom para a refinaria Landulfo Alves. A empreiteira OAS participou do negócio.

“Que, esse projeto foi todo ele articulado pela OAS, que também é baiana e tinha laços fortes com o governo da Bahia; Que o projeto de aquisição era um tanto quanto hermético e todos os sinais eram claros de que havia ocorrido pagamento de propina na aquisição dessa usina; Que Carlos Laranjeira, então diretor da OAS, confirmou ao declarante que existira interesses do PFL baiano na aquisição das máquinas; Que, segundo Carlos Laranjeira de nove a dez milhões de dólares foram separados para pagamento de propina”, registra trecho do depoimento de Delcídio.

Delcídio afirma que não sabe quanto foi destinado ao PFL, mas que acredita ser a maior parte. Ressalta que o contrato foi assinado um dia antes dele assumir a diretoria de Gás e Energia da Petrobras no governo Fernando Henrique Cardoso. Afirma que o projeto teria nascido no Ministério de Minas e Energia durante a gestão de Rodolpho Tourinho, que seria ligado ao ex-governador Antonio Carlos Magalhães. Tanto Tourinho quanto ACM já faleceram.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7