Brasília Amapá |
Manaus

Defesa pede liberdade provisória ou prisão domiciliar de Bumlai

Compartilhe

SÃO PAULO. Os advogados de José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, apresentaram nesta terça-feira ao juiz Sérgio Moro pedido de liberdade provisória ou prisão domiciliar do pecuarista. Na semana passada, ele foi diagnosticado com câncer de bexiga. Os advogados afirmam que há necessidade de nova cirurgia e que o tratamento vai debilitar Bumlai, podendo trazer deficiência ao sistema imunológico, o que torna necessário que ele seja afastado de “ambientes insalubres”, como o presídio, pelo risco de ser acometido por infecções secundárias. Dizem ainda que o tratamento requer deslocamentos ao hospital, “tornando inviável a manutenção de sua prisão no Complexo Médico Penal de Pinhais”.

Os advogados afirmam que Bumlai deverá ainda receber semanalmente, como parte do tratamento, a bactéria Bacillus Calmette-Guérin (BCG), agente causadora da tuberculose, “doença muito comum nas penitenciárias brasileiras”.

Bumlai está preso desde 24 de novembro de 2015. Os advogados afirmam que ele prestou depoimento e esclareceu ter tomado em seu nome empréstimo no Banco Schahin, de R$ 12 milhões, que seria destinado a pagar dívidas de campanha do PT.

“A atitude colaborativa do requerente e seus bons antecedentes, aliados ainda ao fato de se tratar de pessoa com mais de 70 anos de idade que construiu vida e patrimônio – muito antes de vir a ser amigo do ex-Presidente Lula – na mais cristalina legalidade, demonstram, com o devido respeito, a total desnecessidade de sua segregação cautelar”, afirma a defesa.

Os advogados dizem que a manutenção de Bumlai na prisão é prejudicial à saúde dele e acarretará altos custos à administração pública, devido aos custos e deslocamentos. Ressaltam ainda que ele tem mais de 70 anos e que o Estatuto do Idoso estabelece que “é dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7