Brasília Amapá |
Manaus

Conselho de Ética arquiva representação contra Jean Wyllys

Compartilhe

BRASÍLIA – O Conselho de Ética arquivou nesta terça-feira, por unanimidade, a representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). O parlamentar foi levado ao Conselho pelo PSD devido a uma discussão em plenário com João Rodrigues (PSD-SC). O deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB-RS) apresentou um parecer pelo arquivamento já na fase preliminar por “falta de justa causa”.

A discussão entre os parlamentares no plenário, em outubro de 2015, ocorreu após Rodrigues ter subido à tribuna para criticar o fato de Wyllys ter participado do programa Big Brother Brasil. Rodrigues afirmou que o colega era “escória desse país”, por ser homossexual. O deputado do PSOL reagiu e chamou Rodrigues de “bandido” e “fascista”. Wyllys lembrou ainda o fato do colega ter sido flagrado vendo vídeo pornô no plenário da Câmara durante uma votação.

A representação contra o deputado do PSOL foi tida como uma retaliação de aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que responde a processo no Conselho. Antes de Wyllys, aliados de Cunha já tinham levado Chico Alencar (PSOL-RJ) ao colegiado. O caso dele também já foi arquivado.

O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), convocou uma reunião para a manhã desta quarta-feira para discutir o caso do presidente da Casa. O processo está na fase de prazo para a defesa de Cunha. Araújo não detalhou o que será debatido, dizendo que é preciso discutir a “insegurança” que ronda este processo, citando os recursos apresentados por Cunha, como os feitos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7