Brasília Amapá |
Manaus

Casa Branca afirma que está pronta para apoiar o Brasil ‘parceiro e amigo’

Compartilhe

WASHINGTON — O governo americano informou, na tarde desta quarta-feira, que o país está pronto para apoiar o Brasil, país “parceiro e amigo”, segundo o porta-voz de Barack Obama, Josh Earnest. Em seu briefing diário, o secretário de imprensa da Casa Branca reafirmou que os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras para superar esta crise.

— Não há como negar que este é um momento difícil para o Brasil e, obviamente, o Brasil está sob os holofotes internacionais. A atenção do mundo estará focada sobre o Brasil ainda neste verão, quando o país vai sediar os Jogos Olímpicos. Então, o Brasil está sob avaliação e sob alguma pressão, e os Estados Unidos vão estar lá para apoiar nosso amigo e parceiro, para que o país lide com os desafios significativos que estão surgindo agora — disse.

Questionado se o governo americano considera legítimo o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Earnest disse que “continua a ter confiança” nas instituições democráticas do Brasil para enfrentar a turbulência política. Ele afirmou que respeitará as leis do país ao ser questionado como os Estados Unidos tratariam o Brasil com dois presidentes: um suspenso e outro interino. Ao ser inquerido se a troca de governo pode melhorar a relação entre os dois países, o porta-voz disse que a presidente Dilma Rousseff esteve nos EUA há pouco menos de um ano e que os dois países trabalharam bem conjuntamente.

— Nós temos sido capazes de tratar uma série de assuntos importantes com o governo brasileiro e teremos certamente que olhar para todas as oportunidades adicionais que estão disponíveis para cooperar ainda mais e alcançar progressos nas prioridades do presidente Obama — disse.

O porta-voz ainda foi questionado se o governo americano está preocupado sobre as ações do governo brasileiro contra o vírus zika e a possibilidade de incidência do vírus durante as Olimpíadas, em agosto, a fim de proteger os americanos que pretendem viajar ao Rio. Earnest afirmou que os EUA têm oferecido toda “ajuda e apoio” às autoridades brasileiras, que, segundo ele, estão “trabalhando muito duro” para garantir aos atletas e turistas toda a segurança possível. Earnest disse ainda que Barack Obama ainda não decidiu se irá à abertura dos Jogos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7