Brasília Amapá |
Manaus

Caixa nega responsabilidade em casas não entregues no Rio

Compartilhe

RIO – A Caixa Econômica Federal divulgou nota nesta segunda-feira em que nega que tenha responsabilidade pelas moradias do programa Minha Casa Minha Vida que não foram entregues no Rio de Janeiro. Segundo a Caixa, a responsabilidade pela seleção das famílias é da prefeitura e deve ser feita a partir de 50% de obra executada, de acordo com portaria do Ministério das Cidades.

“A Caixa tem, reiteradamente, solicitado à Prefeitura que cumpra suas atribuições no prazo, para garantir que famílias que precisam sejam atendidas rapidamente e também para evitar invasões de empreendimentos já concluídos”, diz a nota.​

O banco informa ainda que “existem 3.280 moradias com obras concluídas em 12 empreendimentos, porém sem habite-se, cuja emissão é de responsabilidade do Município”.

“Além disso, a prefeitura indicou apenas 2.771 famílias, restando ainda outras 509. Das já indicadas, a municipalidade realizou o sorteio de unidades para apenas 1.472 famílias, restando ainda 1.299 sem definição de qual unidade cada uma irá ocupar nos empreendimentos. Sem isso, não é possível fazer a entrega. Por fim, existem outras 5.700 unidades na cidade do Rio de Janeiro com execução acima de 90%. Para essas, a Prefeitura também não apresentou a lista das famílias beneficiárias até o momento”.

O secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Sérgio Zveiter, reclamou que há quase sete mil imóveis do Minha Casa, Minha Vida prontos na cidade, mas ainda não entregues. Segundo ele os motivos são os mesmos apontados pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. Em entrevista ao GLOBO, Araújo disse que o governo da presidente afastada Dilma Rousseff deixou 50 mil unidades prontas sem entregar, seja em razão da burocracia, seja por falta de espaço nas agendas oficiais do governo anterior para marcação de solenidades de inauguração.

De acordo com o secretário, há 6.920 imóveis prontos no Rio e não entregues, e outros 900 em fase final. Ao todo, 5 mil famílias já foram sorteadas para ocupá-los.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7