Brasília Amapá |
Manaus

Cadastro Único ou programas sociais são conhecidos em mais de 90% dos domicílios

Compartilhe

RIO — Em mais de 90% dos domicílios brasileiros pelo menos um morador conhece o Cadastro Único ou os programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e o benefício da tarifa social para energia elétrica.

De acordo com um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) relativa a 2014, do IBGE, o mecanismo do governo federal que reúne os dados e permite o acesso das famílias de baixa renda aos programas sociais é conhecido em 59,4% das residências brasileiras (o equivalente a 39,8 milhões). A pesquisa aponta ainda que os programas sociais são conhecidos mesmo nos domicílios em que os moradores não ouviram falar do Cadastro Único. De acordo com o IBGE, em 93,7% dos domicílios (o equivalente a 62,8 milhões) pelo menos um dos itens avaliados é conhecido.

Em 44,2% das residências em que as iniciativas são conhecidas, houve tentativa de cadastro para os programas sociais. Ainda neste grupo, em 27,5% dos domicílios pelo menos um morador foi entrevistado para ingressar no Cadastro Único. Nas regiões Norte Nordeste, tanto a tentativa de cadastro quanto a entrevista ocorreram com mais frequência, na comparação com o resto do país.

EMPREENDEDORISMO E FINANCIAMENTO

A pesquisa também levantou dados de acesso a programas de financiamento de crédito agrícola, ao recebimento de assistência técnica para trabalho, ao cadastro como microempreendedor individual (MEI) e ao recebimento de microcrédito (até R$ 15 mil) por intituição financeira. Entre as pessoas ocupadas em atividades agrícolas (a partir de 16 anos, trabalhando por conta própria ou empregadoras com até cinco funcionários), 12,8% receberam financiamento — deste total, 74,3% receberam por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No mesmo universo, 14,5% obtiveram assistência técnica para o trabalho no período de um ano.

O levantamento identificou ainda que, no grupo que trabalha por conta própria ou tem apenas um empregado, em atividade não-agrícola, 10,4% eram cadastradas no programa de microempreendedor individual — um total de 1,6 milhão de pessoas.

No universo dos que trabalham por conta própria ou tem até cinco empregados, fora do setor agrícola, 4,4% receberam financiamento de até R$ 15 mil de uma instituição financeira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7