Brasília Amapá |
Manaus

Apesar de delação, entrada de Lula no governo deve ser definida nesta terça

Compartilhe

BRASÍLIA – Um ministro do Palácio do Planalto afirmou a petistas que “está quase tudo certo” para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma um ministério. A expectativa é que a decisão sobre a ida de Lula para o governo, que foi atrasada com a divulgação das denúncias do senador Delcídio Amaral, seja definida até a noite desta terça-feira. Lula já está em Brasília, onde irá se encontrar com a presidente Dilma Rousseff. O mais provável é que ele assuma o lugar de Ricardo Berzoini na Secretaria de Governo, pasta em que cuidará da articulação política e influenciará as diretrizes econômicas do governo.

A pressão de petistas para que Lula assuma um ministério se intensificou e há a defesa de que o fato político que será gerado com isto servirá para “abafar” o noticiário a respeito da citação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que o governo tenta isolar, na delação de Amaral.

– As circunstâncias vão levá-lo a aceitar o ministério. Ele não veio até Brasília para dizer não à presidente. Se fosse para negar, poderia ter feito por telefone – afirma um petista que esteve com Lula.

Após uma avaliação preliminar de que as citações a Mercadante poderiam adiar uma decisão sobre a ida do ex-presidente Lula para um ministério, auxiliares da presidente Dilma passaram a defender que o martelo pode ser batido ainda hoje. Segundo interlocutores do governo, não há motivos para adiar a decisão.

Na semana passada, Berzoini conversou com Lula e ofereceu seu lugar no ministério. Disse que o cargo estava à disposição do ex-presidente e que seria um bom lugar para promover o tipo de trabalho necessário para tirar o governo das cordas. Em conversas com auxiliares, hoje, Berzoini reafirmou que sua cadeira está à disposição de Lula.

– Não tem motivo para adiar por causa do Mercadante. O Planalto quer que Lula assuma – diz uma fonte do governo.

O ex-presidente Lula desembarcou em um hangar de Brasília por volta das 16h30, acompanhado de uma grande equipe de assessores, em um jatinho. Lula e sua equipe seguiram para um hotel da área nobre de Brasília, a poucos metros do Palácio da Alvorada, onde deve se reunir com Dilma nas próximas horas para bater o martelo sobre sua nomeação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7