Brasília Amapá |
Manaus

Aos gritos de assassino e bandido, senadores batem boca em comissão

Compartilhe

BRASÍLIA – As discussões inflamadas entre parlamentares do PT e da oposição se exacerbaram nesta quinta-feira em uma sessão da Comissão de Reforma Agrária, que teve que ser encerrada antes que os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Donizete Nogueira (PT-TO) se atracassem durante um depoimento do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. A sessão foi encerrada aos gritos e, na confusão, Patrus acabou não respondendo aos pedidos de explicação sobre fraudes na reforma agrária.

Irritado com questionamentos de Caiado sobre atos violentos do MST e a existência de 587 mil beneficiários fantasmas de assentamentos revelados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Donizeti passou a atacá-lo, acusando-o de, como líder da extinta União Democrática Ruralista (UDR), ter financiado o assassinato de trabalhadores rurais. Caiado devolveu dizendo que o PT era profissional do crime organizado e de queima de arquivo com os assassinatos do prefeito de Santo André, Celso Daniel, e de Campinas, Toninho do PT.

— Nesse assunto vossa excelência é professor catedrático, conhecedor profundo de assassinatos, queima de arquivos. O PT é profissional — reagiu Caiado.

— O senhor é profissional em arrecadar dinheiro para fazer assassinato de trabalhadores rurais — respondeu Donizeti.

— O PT matou o prefeito de Santo André e de Campinas. É profissional em queima de arquivo, é uma organização criminosa, sabe fazer pistolagem — contra atacou Caiado.

— Isso é mentira, o senhor é criminoso! — continuou Donizeti, já aos gritos.

— Você fica calado que eu estou falando! Fica calado! — ordenou Caiado, dizendo que estava com a palavra.

— Você não tem autoridade para me caçar a palavra. Chega de falar, já falou besteira demais! — respondeu o petista.

Diante de senadores assustados, que acompanhavam o agravamento dos ataques de lado a lado, de nada adiantou pedidos da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) para que Caiado e Donizeti encerrassem o bate boca. Daí pra frente as coisas só pioraram e em nenhum momento de ouviu a voz de Patrus.

— Não venha me insultar como pessoa física. Sou um médico e não tolero esse tipo de ataque — continuou Caiado.

— O senhor é médico e assassino — respondeu Donizetti , já de pé e aumentando o tom de voz.

— Se retire daqui! A autoridade é minha, eu estou com a palavra. Você é irresponsável e não tem preparo intelectual para o debate ! — gritou Caiado, quando alguns senadores já se levantavam para deixar a comissão.

Domizetti continuou, agora acusando Caiado de estar envolvido com jogo do bicho. Caiado respondeu que quem estava envolvido com jogo do bicho e “negociatas” do PT era o petista tocantinense.

— Você pode dizer o que quiser meu amigo, minha vida é limpa! Nunca fiz patrimônio com dinheiro do governo não — disse Caiado.

Nessa altura, já desistindo de pedir calma, a senadora Fátima Bezerra (RN), citada em um dos grampos de Lula como uma das mulheres do PT “com grelo duro” por sua coragem de enfrentar os adversários, também partiu para cima de Caiado.

— Ô Caiado, você lava a boca para falar do PT! — ordenou a senadora petista, de pé, com o dedo em riste para Caiado.

Diante da confusão, Donizetti e Fátima Bezerra recolheram os papeis e deixaram o plenário da comissão, sem que o ministro Patrus dissesse uma palavra ou respondesse aos questionamentos de Caiado.

— A vida toda é isso! Não respondem e acham que podem vir aqui intimidar. Eu exijo as respostas as perguntas que formulei. Cria-se a baderna para o ministro ser aliviado das respostas sobre o que não tem como responder — protestou Caiado.

Mais tarde o bate boca continuou no plenário e o líder do Governo, Humberto Costa (PT-PE) chegou a dizer que representaria contra Caiado no Conselho de Ética. Mas acabou não concretizando a ameaça.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7