Brasília Amapá |
Manaus

Antes de CCJ votar proposta a favor de Cunha, PR troca deputados

Compartilhe

BRASÍLIA — O PR trocou dois deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira. Saem os deputados Jorginho Mello (PR-SC) e Paulo Freire (PR -SP) como titulares da comissão e entram dois deputados que são votos certos a favor de Cunha no Conselho de Ética: Laerte Bessa (PR-DF) e Wellington Roberto (PR-PB). As trocas acontecem na semana em que a comissão se prepara para discutir e votar a consulta, feita por aliados de Eduardo Cunha, e abre brecha para tentar salvá-lo da cassação no plenário da Casa.

O deputado Jorginho Melo reclamou em plenário.

— Fui substituído sem consulta, sem informação — disse Mello.

A informação provocou revolta em outros integrantes da CCJ

— Esse é um precedente inédito. Muito grave, cheira mal. Melo é um deputado assíduo, não tem justificativa — criticou o deputado Esperidião Amin (PP-SC).

— Estamos assistindo aqui um espetáculo de trocas de membros com um único objetivo: impedir que o plenário decida. É muito grave — acrescentou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).

O presidente da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), pediu para verificar quais foram as substituições. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse que na tentativa de proteger o presidente afastado Eduardo Cunha os partidos estão adotando na CCJ a pratica de substituição de integrantes já vista no Conselho de Ética.

— Vamos começar a contar! Não aceitaremos esse mesmo jogo na CCJ. Se isso acontecer é melhor fechar a porta, apagar as luzes e jogar fora a chave do parlamento. Será que os deputados não estão vendo o que está acontecendo com a nossa Casa? — criticou Delgado.

Relator da consulta que pode beneficiar Cunha, o deputado Arthur Lira (PP-AL) disse que se solidariza com Jorginho Melo, mas que trocas de integrantes da CCJ também aconteceram em votações de outras matérias polêmicas. O deputado pediu que os colegas leiam seu relatório, que é técnico, sem prejulgamento.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7