Brasília Amapá |
Manaus

AM, RN e RR pedem envio de tropas das Forças Armadas para atuar em presídios

Compartilhe

Os governos de Amazonas, Rio Grande do Norte e Roriama pediram ao longo desta quarta-feira (18) ao governo federal o envio de tropas das Forças Armadas para atuar em presídios dos estados, informou a Presidência da República.

A possibilidade de envio dos militares foi anunciada pelo governo nesta terça (17), em razão da crise no sistema carcerário de todo o país. Ao longo das últimas semanas, várias rebeliões foram registradas, com mortes e fugas de presos.

Somente nos primeiros 15 dias do ano, rebeliões em complexos penitenciários desses três estados resultaram no massacre de 56 presos em Manaus (AM), na mortes de 31 detentos em Boa vista (RR) e namorte de 26 pessoas na Grande Natal (RN).

 

Segundo Jungmann, as Forças Armadas estarão prontas para as missões nos presídios em oito ou dez dias. Isso não significa, de acordo com o ministro, que as operações vão começar dentro desse período.

“Nós estaremos em condições operacionais, não é que iniciemos [as operações], mas dentro de 8 ou 10 dias estaremos, em termos operacionais, prontos”, afirmou.

Ministro da Defesa afirma que não há risco de ‘contaminação’ das Forças Armadas

Temer com governadores

Nesta quarta, o presidente Michel Temer recebeu em Brasília representantes de governos de nove estados das regiões Norte e Centro-Oeste para discutir a crise no sistema carcerário.

 

Intervenção federal

Diante do cenário de crise no sistema carcerário, a Procuradoria Geral da República abriu quatro processos para investigar os presídios dos estados de Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia. 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7