Brasília Amapá |
Manaus

Alunos da rede pública voltam a protestar contra ‘Máfia da Merenda’

Compartilhe

SÃO PAULO – Estudantes de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo realizam um protesto contra a “Máfia da Merenda”, na manhã desta quinta-feira. O ato é pacífico, segundo informações da Polícia Militar. A manifestação, que começou no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, segue em direção à Secretaria Estadual de Educação, na Praça da República, no Centro. A corporação não estimou ainda o número de participantes.

Os alunos também se manifestam contra os cortes nos repasses para a educação, como a falta de alimentos nas escolas técnicas do estado e de um corte de 78% no investimento de novas Etecs e reformas.

Este não é o primeiro movimento dos estudantes sobre a fraudes no fornecimento de merendas para a rede estadual de ensino. Na semana passada, no dia 20, eles também foram às ruas.

A Operação Alba Branca, deflagrada em janeiro pelo Ministério Público e a Polícia Civil, apura a suspeita de pagamento de propina a deputados e agentes públicos no governo do estado e em diversas prefeituras em troca de contratos de fornecimento de suco de laranja para a merenda escolar da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf).

GOVERNISTAS POSTERGAM INSTALAÇÃO DE CPI

Deputados governistas têm evitado a todo custo a instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo para investigar o caso. A “Máfia da Merenda”, esquema de corrupção que atingiu 22 prefeituras do estado, além do governo Geraldo Alckmin (PSDB). A Comissão de Educação tem sido esvaziada para não votar a convocação de pessoas ligadas ao caso. Sem quórum, a última reunião, na terça-feira, foi substituída por um debate sobre escotismo.

Foram recolhidas 24 assinaturas para a instalação da CPI. Como são necessários 32 nomes, os parlamentares do PT optaram por convocar – para prestar depoimento nas comissões já existentes -servidores que possam ter relação com os crimes. Foram apresentados 15 requerimentos do tipo nas comissões de Educação, Finanças e Constituição e Justiça. Nenhum pedido foi votado até agora.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7