Da limonada à ‘água de melancia’, as apostas de Beyoncé para faturar

NOVA YORK – Nem só de limonada se faz o sucesso — e os dólares — de Beyoncé. A cantora, que causou furor com seu novo álbum, Lemonade (limonada, em inglês), investe parte de sua fortuna em uma start-up criada há três anos e que explora a “água de melancia”. Com isso, a diva pop se torna a mais nova celebridade a adotar uma postura mais empreendedora em vez de simplesmente endossar um produto.

Beyoncé anunciou, nesta terça-feira, o investimento na World Waters, que produz uma bebida para participantes de esportes que é feita de suco de melancia processado em alta pressão, o Watermelon Water (ou água de melancia, em tradução literal). A empresa vai se tornar mais um elemento do portfólio da cantora de negócios ligados ao bem estar.

Com o novo investimento, Beyoncé entra para o mesmo time da apresentadora de TV Oprah Winfrey e do jogador de basquete LeBron James, o de celebridades que estão trocando o endosso tradicional a um produto pelo investimento direto nas empresas por trás destes. Oprah, por exemplo, comprou uma fatia de cerca de 10% do Vigilantes do Peso. Depois do anúncio da compra, as ações do Vigilantes dobraram de preços.

Para o professor de marketing da escola de negócios de Harvard, Rohit Deshpande, o negócio com a empresa de bebidas faz sentido. O fato de as celebridades colocarem o dinheiro nos produtos que consomem dá credibilidade à divulgação da marca de uma forma que os acordos de endosso não dão, afirma o professor. Hoje, a autenticidade é o que vale, especialmente para os millennials — geração nascida depois dos anos 1980, de acordo com Deshpande.

— Se você é pago para endossar uma marca, há ceticismo da parte dos consumidores quanto a se você está mostrando está pessoa com seu produto porque eles foram pagos por isso ou se eles realmente o usam — afirmou o professor à Bloomberg. — Quando uma pessoa investe em uma companhia, então há um sentimento de que aquela pessoa está realmente interessada.

E a cantora já preparou oportunidades para a bebida, comercializada com o nome WTRMLN WTR, em sua turnê Formation. O produto será vendido nos locais dos shows e também em lojas pop-up nos EUA durante o lançamento de outro empreendimento da diva pop, a linha Ivy Park de itens de roupas esportivas.

No anúncio do investimento, Beyoncé citou que a missão da marca, que inclui saúde e empoderamento feminino, foi central para gerar seu interesse pela marca.

ver mais notícias