Veja as curiosidades sobre a Torre Eiffel

Hoje, 31 de março de 2016, a torre mais famosa do mundo completa 127 anos.

Separamos algumas curiosidades que você precisa saber. Confira:

A Torre Eiffel foi até 1930 (quando o Chrysler Building foi inaugurao) a maior construção humana. Ela tem 324 metros e seu peso é maior que 10 mil toneladas. Hoje, o título de maior estrutura fica com o aranha-ceu Burj Khalifa em Dubai com seus 828 metros;

A torre tem 1665 degraus até seu topo, mas claro, muitos turistas preferem o elevador;

Falando em elevadores… se somássemos a distância percorrida durante todas as viagens da base até o topo em um ano, o resultado seria 103 mil quilômetros! Dá para dar mais de duas viagens em volta da Terra.

Pelo menos, 250 milhões de pessoas já visitaram a torre desde a sua inauguração;

Ela encolhe até 15 cm durante o inverno, por conta do metal;

E ainda sobre temperaturas e tempo… A torre oscila cerca de seis a sete centímetros durante ventos fortes;

Durante a ocupação nazista em 1940 e 1944, os cabos dos elevadores da torre foram cortados e a visitação foi proibida ao público. Foi também nesta época que o topo da torre foi ocupado por uma suástica nazista;

Ela é pintada a cada sete anos para manter essa aparência jovial. Para isso, são usadas mais de 60 toneladas de tinta;

O maior anuncio do mundo, segundo o Guinness Book, foi feito na Torre Eiffel entre 1925 e 1934. A Citröen estampou seu nome na estrutura com milhares de lâmpadas.

Curiosamente, em 1960, Charles de Gaulle propôs o desmanchamento temporário da torre para mandá-la a uma exposição em Montreal. Bom, como sabemos, isso não aconteceu.

Entre os visitantes da torre, os brasileiros estão em 6° no ranking. Por ano, os franceses são os que mais visitam, logo depois os italianos que marcam presença, juntamente com os espanhóis, aí vem os norte-americanos, em quarto lugar os ingleses, em sétimo os alemães e em sexto, os brasileiros.

ver mais notícias